Notícias

Citrosuco, Empresa Amiga da Criança, realiza ações de combate à violência sexual infantil

23/06/2022
Citrosuco, Empresa Amiga da Criança, realiza ações de combate à violência sexual infantil

No mês de maio, a Fundação Abrinq esteve presente no município de Matão – SP e, em parceria com a Citrosuco, Empresa Amiga da Criança desde 2008, realizou ações de prevenção e combate à violência sexual infantil.

A iniciativa faz parte do engajamento da empresa com a temática e retratou pontos presentes na campanha Pode Ser Abuso, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade para o tema, revelando os principais sinais que as crianças e os adolescentes apresentam em possíveis casos de violência e orientando sobre os canais de denúncia existentes no País. As ações aconteceram no dia 18 de maio, que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Roda de diálogo

No período da manhã, na sede da empresa, equipe técnica da Fundação Abrinq participou de uma roda de diálogo com 25 adolescentes integrantes do Projeto Pescar, desenvolvido nas três unidades da Citrosuco nos municípios de Matão, Catanduva e Araras, municípios brasileiros do estado de São Paulo.

O Projeto Pescar é uma formação socioprofissionalizante realizada pela Citrosuco, que tem como objetivo a transformação de vidas mediante o acesso à Educação. A iniciativa proporciona a capacitação de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade e, assim, amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Atualmente, o projeto beneficia mais de 100 adolescentes, de 16 a 18 anos.

Para a abordagem do tema foram utilizados materiais informativos a respeito dos conceitos da violência sexual, os sinais que podem ser identificados na criança ou adolescente vítima desta violação, as consequências, os canais de denúncia, entre outros.

Após o encontro, os adolescentes do projeto realizaram uma mobilização na Praça Matriz da cidade, com faixas e cartazes e distribuíram materiais sobre a temática para a população reforçando a importância do combate à violência sexual.

citrosuco

Rede de proteção

No período da tarde, a equipe participou de um encontro com representantes da Rede de Proteção do município de Matão. O grupo é formado por representantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, organizações da sociedade civil, escolas municipais e estaduais, profissionais da Saúde, creches, Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas (CAPSAD), Delegacia da Mulher, além da Citrosuco. Este foi o primeiro encontro presencial, após a pandemia.

Na ocasião foram apresentados indicadores do cenário da violência sexual infantil no Brasil, refletindo sobre o papel que cada um representa na composição da Rede e como as ações desenvolvidas em conjunto fortalecem a execução do fluxo de encaminhamento do município no combate às situações de violências contra crianças e adolescentes.

Margareth Ribeiro da Silva, especialista em Responsabilidade Social da Citrosuco, ressalta a relevância da data e a parceria com a Fundação Abrinq. “O 18 de maio é todo dia, pois é responsabilidade do adulto defender crianças e adolescentes e contar com a Fundação Abrinq como parceira, fazendo parte da nossa rede de proteção é fundamental. Na Citrosuco, acreditamos que as pessoas valorizam o nosso propósito de nutrir a vida, vivenciando legados e o movimento de fortalecimento da rede é o legado que estamos construindo. Discutir a violência e abuso sexual com os jovens do Pescar e com a população de Matão é um ato de coragem, fundamental para buscarmos uma política pública que, de fato, proteja as crianças e adolescentes. Deixo um agradecimento especial também ao Conselho Tutelar por provocar o nosso engajamento nesta luta”.

Para Michelly Antunes, responsável pelo Programa Nossas Crianças, da Fundação Abrinq, “o enfrentamento à violência sexual é um desafio constante para todos que atuam pela garantia e defesa da infância e adolescência. Trouxemos o debate sobre o tema e reflexões com o grupo sobre quais novas ações estratégicas podem ser implementadas para o combate à violação e, com isso, reduzirmos o número de crianças e adolescentes nestas situações”.

Anderson Santana, técnico do Programa Empresa Amiga da Criança conta, animado, sobre a importância de iniciativas como esta. “A interlocução de empresas com os representantes que compõem a rede socioassistencial é uma boa prática dentro dos critérios do “S” da sigla ESG. É muito importante o apoio das empresas nas questões relacionadas a infância e adolescência”.

Empresa Amiga da Criança

A Citrosuco é uma empresa comprometida com a causa de proteção de direitos das crianças e adolescentes. Como resultado, há 13 anos é reconhecida como Empresa Amiga da Criança pela Fundação Abrinq e realiza diversas ações de responsabilidade social em favor deste público.

“A violência sexual infantil é um crime silencioso, que causa profundos traumas, dores e cicatrizes nas vítimas. Em muitos casos, acontece dentro de casa e é cometido por quem deveria proteger a criança e/ou o adolescente. Desde sua criação, a Fundação Abrinq sensibiliza a sociedade sobre o tema e incentiva a denúncia. Poder contar com o engajamento de municípios e empresas, como a Citrosuco, revela o comprometimento de todos na luta pela erradicação desta violação. É uma honra para nós chamar a Citrosuco de Empresa Amiga da Criança e acompanhar de perto a diferença que as iniciativas deles fazem na vida de crianças e adolescentes”, enfatiza Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

A sua empresa também possui ações em benefício de crianças e adolescentes? Entre em contato com a Fundação Abrinq, conheça mais sobre os programas e projetos existentes e considere fazer parte do Programa Empresa Amiga da Criança.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais