Notícias

Da Escola à COP30: Fundação Abrinq reúne especialistas para debater os impactos das mudanças climáticas na infância

06/05/2025
Da Escola à COP30: Fundação Abrinq reúne especialistas para debater os impactos das mudanças climáticas na infância

No último mês, a Fundação Abrinq realizou o encontro Da Escola à COP30: Diálogos para um Futuro Sustentável, com o objetivo de debater ações que possam transformar o futuro em prol das crianças e dos adolescentes, público cada vez mais afetado pelas mudanças climáticas. 

Na ocasião, foram discutidos temas relacionados à educação ambiental, o financiamento sustentável como alternativa de redução dos impactos ambientais e as expectativas para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, também conhecida como COP30, que ocorrerá este no Brasil neste ano, como uma forma de propor e desenvolver soluções que tenham foco no meio ambiente e também no social, especialmente na infância e adolescência. 

O encontro, que ocorreu na sede da Fundação Abrinq, contou com a participação de diversos especialistas, entre eles Leonardo Freire, sócio da Candido de Oliveira Advogados, Andrea Pupo, coordenadora de Educação Ambiental e Climática do Instituto de Pesquisas Ecológicas, Ricardo Ferraz, mestrando da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade. 

Ferraz ressaltou a importância da preservação da biodiversidade, destacando que o meio ambiente, com ações direcionadas, é capaz de se reestabelecer, mas que para isso, são necessárias medidas imediatas de conservação. Como exemplo, mencionou a descoberta do sapo, cujo nome científico é Brachycephalis rotenbergae, na Serra da Mantiqueira, no distrito de São Francisco do Xavier, em São José dos Campos – SP. A descoberta, que ocorreu em 2021, indica a qualidade ambiental da região. 

Já Andrea, evidenciou o papel da educação ambiental, especialmente nas escolas, como maneira de incentivar o cuidado e a preservação do meio ambiente desde a infância, dessa forma, podendo minimizar os impactos a longo prazo para as futuras gerações.

Cop30

Por fim, a Fundação Abrinq apresentou o trabalho realizado pelo Programa Emergência, que apoia a proteção de crianças e adolescentes afetados por emergências humanitárias e mudanças climáticas, e distribuiu para todos os presentes um exemplar da publicação Mudanças climáticas e seus impactos na sobrevivência infantil, que retrata os efeitos do clima na vida das crianças. 

Tags

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais