Notícias

Dia dos Professores: conheça os programas e projetos da Fundação Abrinq voltados a estes profissionais

14/10/2022
Dia dos Professores: conheça os programas e projetos da Fundação Abrinq voltados a estes profissionais

No Brasil, o Dia dos Professores é comemorado em 15 de outubro desde 1963, ano em que foi estabelecido como feriado escolar a partir do Decreto Federal 52.682. A data remete a um decreto imperial de D. Pedro I que, em 1827, determinou a criação de escolas de ensino básico em muitas localidades pelo país.

O trabalho dos professores tem impacto direto no crescimento e amadurecimento das crianças e dos adolescentes já que é na escola que esta população passa grande parte de sua vida desde os primeiros anos até o começo da vida adulta. É importante que estes profissionais sejam valorizados, pois a sua atuação molda indiretamente o futuro da própria sociedade com a formação destas pessoas que serão os adultos do amanhã.

A Educação na infância e adolescência tem papel tão fundamental que, no final de setembro, a Fundação Abrinq realizou o webinar Construindo Futuros: da creche ao ensino médio para compartilhar conhecimentos e experiências com os profissionais da área. Confira aqui como foi o evento e assista ao webinar na íntegra.

Atuação da Fundação Abrinq

Sabendo da importância dos professores para o pleno desenvolvimento das crianças e dos adolescentes no Brasil, a Fundação Abrinq também desenvolve várias iniciativas que promovem o aprimoramento das habilidades destes profissionais. Saiba mais abaixo:

Programa Creche para Todas as Crianças

O Programa Creche para Todas as Crianças é uma iniciativa de articulação, sensibilização e mobilização da sociedade para aumentar o acesso e assessorar a melhoria da qualidade do atendimento em unidades de educação infantil, tendo em vista o desenvolvimento das crianças.

Em 2022, a Fundação abriu um edital para creches que necessitavam de reformas em seus espaços físicos para fornecerem um suporte melhor às crianças atendidas. Junto com as obras, também foram oferecidos encontros formativos para os profissionais das instituições desenvolverem ainda mais suas habilidades de cuidado com os pequenos.

As formações focaram no aprimoramento dos educadores e abordaram temas como gestão participativa na creche; formação e práticas docentes; práticas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e currículos locais; e educação inclusiva. Clique aqui para saber mais.

Projeto Ler e Crescer

O Projeto Ler e Crescer tem como proposta promover a prática da leitura na primeira infância, estimulando reflexões voltadas à nova geração de leitores. Para isso, a Fundação oferece cursos por meios digitais para professores da educação infantil.

As formações têm como foco o desenvolvimento da prática da mediação, que estimula os pequenos a aderirem à leitura. O mediador compartilha suas experiências com a cultura escrita, como o prazer e a curiosidade proporcionados pelo hábito, e, durante a prática, cria espaços de troca com os potenciais novos leitores.

Atualmente, o projeto conta com duas turmas que totalizam 357 professores atendidos pelos encontros formativos proporcionados pela Fundação Abrinq. Entenda mais sobre os cursos aqui.

Projeto Construindo Futuros

O Projeto Construindo Futuros estimula o desenvolvimento de projetos de vida dos adolescentes, entre 14 e 15 anos, que frequentam o ensino fundamental. A iniciativa é importante pois os jovens que constroem projetos de vida alinhados aos seus interesses conseguem reconhecer a importância de aprender e identificar com maior clareza seus próximos passos na vida escolar e pessoal.

Para o ano de 2022, o projeto está ajudando 27 instituições de ensino localizadas em seis municípios diferentes no estado de São Paulo: Carapicuíba, Cotia, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço da Serra. Ao todo, 53 professores e 2.353 alunos estão sendo beneficiados por materiais doados e atividades formativas providenciadas pela Fundação Abrinq.

Com as formações, os profissionais destas escolas puderam aprender mais sobre temas como Cidadania, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o papel do professor e a relação entre o adolescente e o educador. Leia mais sobre estas ações e a sua importância clicando aqui.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais