Projeto Construindo Futuros

Escrito em 26/01/2023
Entenda os benefícios da escola para crianças e adolescentes além da Educação formal

Com a volta às aulas chegando, um problema que fica mais evidente do que o de costume é o abandono escolar. Este fenômeno pode ser definido como a situação na qual a criança ou o adolescente deixa de frequentar a escola durante o ano letivo, uma questão grave que afeta negativamente milhares de pessoas no País.

Escrito em 23/11/2022
Para se prepararem para o ensino médio, estudantes participam de saídas culturais com a ajuda da Fundação Abrinq

Desde o dia 7 de outubro, a Fundação Abrinq tem proporcionado saídas culturais para os alunos participantes do Projeto Construindo Futuros, com o intuito de contribuir com a ampliação de repertório para as escolhas do itinerário formativo durante o ensino médio. As atividades acontecem até o dia 9 de dezembro e contarão, no total, com a participação de 792 estudantes e 36 professores.

Escrito em 28/10/2022
Dia Nacional do Livro: conheça as ações de estímulo à leitura promovidas pela Fundação Abrinq

Neste dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro, uma data utilizada para incentivar a leitura e conscientizar a população sobre a importância da sua prática. O dia foi escolhido como homenagem à criação da Biblioteca Nacional do Brasil, em 1810.

Como uma forma de estimular hábitos de leitura, a Fundação Abrinq realiza a doação de acervos literários para participantes de seus mais variados programas e projetos. Em outubro, foram milhares de exemplares de livros doados para crianças e adolescentes no Brasil.

Escrito em 14/10/2022
Dia dos Professores: conheça os programas e projetos da Fundação Abrinq voltados a estes profissionais

No Brasil, o Dia dos Professores é comemorado em 15 de outubro desde 1963, ano em que foi estabelecido como feriado escolar a partir do Decreto Federal 52.682. A data remete a um decreto imperial de D. Pedro I que, em 1827, determinou a criação de escolas de ensino básico em muitas localidades pelo país.

Escrito em 05/10/2022
Veja como foi o webinar Construindo Futuros: da creche ao ensino médio, da Fundação Abrinq

Na última sexta-feira (30/9), a Fundação Abrinq realizou o webinar Construindo Futuros: da creche ao ensino médio com o intuito de proporcionar conhecimentos sobre a trajetória e importância da Educação desde os primeiros anos de vida até o final da adolescência. O evento foi aberto para todas as pessoas que tivessem interesse na temática.

Escrito em 15/09/2022
Webinar Construindo Futuros: da creche ao ensino médio acontecerá em 30 de setembro

A infância e adolescência são períodos de grande importância na vida de qualquer indivíduo. São as experiências vividas durantes estes primeiros anos da vida que mais contam para a formação da pessoa que cada um se tornará no futuro.

Escrito em 12/08/2022
Dia Internacional da Juventude: Fundação Abrinq estimula protagonismo dos adolescentes com o Projeto Construindo Futuros

O Dia Internacional da Juventude é comemorado anualmente no dia 12 de agosto desde que foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999 com a resolução 54/120. O objetivo da data é chamar a atenção para assuntos de interesse desta população que ainda está compreendendo melhor suas responsabilidades e a maneira como se encaixam na sociedade.

Escrito em 24/05/2022
Projeto Construindo Futuros está ativo em 27 escolas e beneficiará 2.353 adolescentes

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preveem ao estudante, ao sair do ensino fundamental, a possibilidade de escolher o itinerário formativo que melhor condiz com seus objetivos para o futuro. No entanto, para que ele chegue ao ensino médio apto para fazer a escolha, a BNCC também recomenda que todos os alunos do ensino fundamental – anos finais criem um projeto de vida.

Escrito em 27/11/2020
Fundação Abrinq lança projeto voltado para adolescentes

A adolescência é uma fase crucial e marcante para o desenvolvimento do ser humano. É neste período que acontecem as descobertas e o reconhecimento de interesses, experimentações, reconhecimento do espaço e a formação da identidade. 

O adolescente passa por uma transição entre a infância e a vida adulta, muitas vezes, sendo necessária a tomada de decisões que poderão impactar nos seus próximos anos de vida.