Notícias

Dia Nacional do Livro: conheça as ações de estímulo à leitura promovidas pela Fundação Abrinq

28/10/2022
Dia Nacional do Livro: conheça as ações de estímulo à leitura promovidas pela Fundação Abrinq

Neste dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro, uma data utilizada para incentivar a leitura e conscientizar a população sobre a importância da sua prática. O dia foi escolhido como homenagem à criação da Biblioteca Nacional do Brasil, em 1810.

Como uma forma de estimular hábitos de leitura, a Fundação Abrinq realiza a doação de acervos literários para participantes de seus mais variados programas e projetos. Em outubro, foram milhares de exemplares de livros doados para crianças e adolescentes no Brasil.

O Projeto Mudando a História, por exemplo, contemplou 27 organizações da sociedade civil com um total de 810 livros e, em ação de comemoração ao Dia das Crianças, presenteou os jovens participantes com um exemplar para cada um, dentre 180 diferentes títulos da literatura infanto-juvenil.

Além disso, mais de 3 mil crianças beneficiadas pelo Programa Creche para Todas as Crianças de 20 instituições diferentes foram presenteadas com 1.800 títulos da literatura infantil. Já para o Projeto Construindo Futuros, 60 professores participantes receberam um vale-livro da Livraria da Vila no valor de R$ 40.

Além das doações de livros, a Fundação Abrinq também conta com iniciativas que diretamente buscam incentivar crianças e adolescentes a praticarem a leitura nos seus cotidianos, como o próprio Projeto Mudando a História e o Projeto Ler e Crescer. Conheça mais sobre cada um deles abaixo:

Projeto Mudando a História

Desenvolvido de 2001 a 2012, nos municípios de Manaus – AM, Parati – RJ e São Paulo – SP, o Projeto Mudando a História foi retomado em 2022, na capital paulista, com o objetivo de oferecer a 180 adolescentes de 11 a 17 anos, de diferentes contextos sociais, a oportunidade de trocarem experiências e realizarem a mediação de leitura de textos literários para bebês e crianças de organizações da sociedade civil, ampliando a participação ativa na comunidade.

O projeto conta, atualmente, com três turmas de adolescentes que já iniciaram as suas formações em mediação de leitura e devem concluí-las ainda em novembro deste ano. Até o final de junho de 2022, 274 crianças de 0 a 11 anos haviam sido beneficiadas pelas mediações de leitura realizadas pelos adolescentes em formação.

A iniciativa foi desenvolvida pela Fundação Abrinq e conta com a parceria do centro de estudos, pesquisa e assessoria a projetos e programas A Cor – Ação Cultural.

Projeto Ler e Crescer

O Projeto Ler e Crescer é direcionado para professores de educação infantil e tem como proposta promover a prática da leitura na primeira infância, estimulando reflexões voltadas à nova geração de leitores. A formação dos docentes é realizada por meios digitais e, atualmente, conta com 357 professores participantes divididos em duas turmas.

Por meio dos encontros formativos, os professores aprendem mais sobre a prática da mediação, a partir da qual compartilham, com as crianças, as suas próprias experiências referentes à cultura escrita e ao prazer e curiosidade relacionados à leitura. O resultado desta troca é o estímulo dos pequenos a aderirem à prática.

Leia mais sobre estes projetos

Fundação Abrinq estimula formação de professores para aproximar crianças da leitura

Fundação Abrinq fortalece protagonismo de adolescentes por meio da leitura

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais