Notícias

Edital 2022 do Programa Nossas Crianças: 11 projetos sociais seguem no processo de avaliação

31/05/2022
Edital 2022 Programa Nossas Crianças

No mês de março, a Fundação Abrinq abriu edital para que as organizações da sociedade civil, localizadas no município e região metropolitana de São Paulo – SP, pudessem participar do Programa Nossas Crianças e, assim, receber apoio técnico, administrativo e financeiro para executarem seus projetos durante 18 meses. Foram recebidos 64 projetos de instituições de 18 municípios. Destes, 11 estão aprovados e seguem para a próxima fase de avaliação.

O Edital 2022 do Programa Nossas Crianças irá conveniar cinco organizações que desenvolvam projetos sociais que atendem diretamente crianças e adolescentes. O aporte financeiro pode chegar até R$ 144 mil por iniciativa, diluídos pelo tempo de convênio.

“Queremos apoiar e fortalecer organizações que, assim como nós, atuam diariamente para proporcionar uma infância e adolescência mais justa e feliz. Os eixos trabalhados nesta edição são atuais e necessitam de ações urgentes e coletivas para seu enfrentamento”, relata Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

Para serem conveniadas é preciso que as instituições tenham, no mínimo, três anos de fundação, efetiva atuação e desenvolvam projetos nas seguintes temáticas:

Combate à violência doméstica e sexual - projetos que realizam ações de prevenção e/ou combate às diversas formas de violência (física, psicológica negligência, abuso e exploração sexual);

Qualificação profissional - projetos que realizam ações de capacitação profissional de adolescentes, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades práticas e empreendedoras, que permitam a ampliação de oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Andamento das etapas

Entre os dias 18 e 29 de abril aconteceu a 1ª e a 2ª etapa de avaliação dos 64 projetos recebidos.

 

info

 

Na 1ª etapa, foi realizada a análise documental da organização. Já a 2ª etapa, foi focada na análise dos projetos inscritos em que são avaliadas as informações encaminhadas pelas organizações de acordo com os seguintes critérios:

• Coerência entre o cenário nacional, o diagnóstico local e a proposta encaminhada;

• Conexão entre objetivos, atividades, resultados esperados e processo de monitoramento e avaliação do projeto inscrito;

• Coerência das ações e das metodologias empregadas no projeto inscrito;

• Existência de ações que permitam o fortalecimento de vínculos da família com o público atendido;

• Existência de ações que incentivem o protagonismo de crianças e adolescentes;

• Clareza na descrição dos recursos materiais, humanos e financeiros empregados na execução do projeto inscrito.

Na 3ª etapa da avaliação, que ocorreu entre 10 e 27 de maio, os 11 projetos mais bem avaliados nas etapas anteriores receberam as visitas técnicas online pela equipe do Programa Nossas Crianças. O objetivo foi a obtenção de informações complementares das iniciativas, diálogo com a equipe responsável sobre como as atividades são desenvolvidas e como os resultados serão alcançados.

O processo de avaliação encontra-se na quarta fase. Confira abaixo o cronograma do Edital 2022 do Programa Nossas Crianças:

4º etapa01 a 10 de junho - avaliação dos projetos visitados na etapa anterior e definição dos projetos a serem conveniados;

5ª etapa15 de junho - divulgação dos projetos selecionados;

6ª etapa16 a 30 de junho - formalização dos termos de convênio com as organizações selecionadas;

7ª etapa07 de julho - início do Ciclo 2022-2023 do Programa Nossas Crianças.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Fundação Abrinq pelo telefone (11) 3848-5939 ou pelo e-mail pnc@fadc.org.br .

Fique de olho no site da Fundação Abrinq. Em breve, serão divulgadas as organizações vencedoras do Edital 2022 do Programa Nossas Crianças.

Acompanhe outra notícia sobre o tema:

Fundação Abrinq abre edital para apoiar novas organizações da sociedade civil

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais