Notícias

Fundação Abrinq lança novo edital para organizações da sociedade civil

10/05/2023
Em breve: Fundação Abrinq lançará um novo edital para organizações da sociedade civil

No último dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Fundação Abrinq lançou um novo edital do Programa Nossas Crianças, desta vez, o processo seletivo está sendo destinado para organizações da sociedade civil que desejam fazer parte do Ciclo 2024-2025 do programa.

Os projetos inscritos pelas organizações deverão contemplar o eixo de enfrentamento e prevenção à violência doméstica e sexual, ou algum outro dentre os listados no regulamento. O combate ao abuso sexual infantil é questão urgente no país: diariamente, 55 crianças e adolescentes sofrem violação*. Saiba mais no site da campanha Pode Ser Abuso, da Fundação Abrinq.

Como, em 2023, o Programa Nossas Crianças completa 30 anos de atuação, o edital deste ano selecionará 30 organizações da sociedade civil (OSC) que realizam atendimento direto e gratuito a crianças e adolescentes. Atualmente, são 25 as OSCs conveniadas pela Fundação Abrinq.

Para Victor Graça, gerente executivo da organização, o aumento no número de instituições conveniadas é visto com muito otimismo. “Nada mais justo do que comemorar o aniversário de 30 anos do Programa Nossas Crianças beneficiando ainda mais crianças e adolescentes”, afirma.

As inscrições serão aceitas até o dia 30 de junho de 2023 e deverão ser efetuadas na plataforma do programa, mediante o preenchimento do formulário com a inclusão de todas as informações solicitadas.

Leia o edital completo e não deixe de inscrever a sua organização.

Como funciona o convênio?

A cada dois anos, a Fundação Abrinq abre um processo seletivo para que organizações da sociedade civil, que atendem diretamente crianças e adolescentes, possam participar do Programa Nossas Crianças, com projetos que proponham ampliação e qualificação do atendimento a crianças e adolescentes.

As organizações aprovadas recebem assessoramento técnico e financeiro durante dois anos, o que contribui para que possam ampliar e aprimorar seus atendimentos, realizar melhorias em espaços físicos, adquirir novos materiais pedagógicos, oferecer mais diversidade e qualidade nos alimentos ofertados às crianças e aos adolescentes e melhorar a gestão institucional.

Após o período de convênio, as OSCs passam a integrar a Rede Nossas Crianças, que tem como objetivo mobilizar e formar as organizações da sociedade civil para que influenciem políticas na área da infância e adolescência e desenvolvam ações transformadoras em prol das crianças e dos adolescentes.

Atualmente a rede é composta por 221 organizações que já foram e/ou são conveniadas, presentes em 93 municípios, 21 estados brasileiros e no Distrito Federal. Todos os meses, a Fundação Abrinq e as organizações se reúnem para discutir e compartilhar experiências sobre algum assunto de interesse escolhido previamente pelos participantes.

Regularmente as organizações também são contempladas com doações, de produtos e serviços, realizadas por pessoas físicas e jurídicas.

Programa Nossas Crianças

Desde que foi criado, em 1993, o Programa Nossas Crianças já beneficiou 108.095 crianças e conveniou 263 organizações da sociedade civil. Além disso, foi responsável por reformar 22 OSCs pertencentes à Rede Nossas Crianças.

Confira algumas ações realizadas pela iniciativa:

Mais de mil crianças e adolescentes assistem ao espetáculo Frozen In Concert

Veja como a Fundação Abrinq ajudou Leila, de 9 anos, a superar violações do passado

Organização apoiada pela Fundação Abrinq transforma vidas de adolescentes em situação de vulnerabilidade social

*Ministério da Saúde e Sistema de Informação de Agravos de Notificação

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais