Você sabe reconhecer os sinais de uma criança que está sendo vítima de violência sexual? Esse conhecimento pode fazer a diferença para conter o abuso sexual infantil, o que é essencial em um País em que a cada hora mais de três crianças sofrem algum tipo de violação sexual.
Pode Ser Abuso


Você já pensou que enquanto você lê este texto mais uma criança pode estar sofrendo violência sexual?
Infelizmente, esta violação ainda é uma realidade no Brasil e pode estar mais próxima do que você pensa. De acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde e pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação, só em 2020, mais de 29 mil casos de violência sexual infantil foram notificados.
Isso significa que em 73,94% das notificações de violência sexual as vítimas são crianças e adolescentes.

Todos os dias cerca de 40* crianças e adolescentes sofrem abuso sexual no Brasil. Este número pode ser bem maior ao considerar que muitos casos permanecem em segredo.
Para mobilizar a sociedade sobre o assunto, a Fundação Abrinq lança, hoje, a campanha Pode Ser Abuso, que visa conscientizar a população sobre o alarmante cenário da violência sexual contra crianças e adolescentes e sensibilizá-la para as consequências da violação que, na maioria das vezes, permanecem durante a vida toda.

Em apoio a campanha Pode Ser Abuso, da Fundação Abrinq, a JSL S/A, Empresa Amiga da Criança desde 2013, divulgou os conteúdos da ação para os colaboradores, por meio da campanha interna “Você, Agente de Proteção da Infância!”, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

“O abusador está em todos os lugares”, alerta a nadadora olímpica Joanna Maranhão em sua fala no evento realizado em São Paulo pela Fundação Abrinq para marcar o 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.