Notícias

Educadores dos Centros de Referência da Assistência Social de São Luís participam do Programa Protegendo Sonhos

31/05/2019
Educadores dos Centros de Referência da Assistência Social de São Luís participam do Programa Protegendo Sonhos

Desde 2018, a Fundação Abrinq, em parceria com as marcas da SC Johnson, Raid®, Baygon® e OFF!®, desenvolve o Programa Protegendo Sonhos em quatro municípios brasileiros: Salvador (BA), São Paulo (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). 

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação do município de São Luís, a Fundação ampliou os treinamentos realizados pelo programa para educadores sociais de 7 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), que atendem as escolas participantes no município. 

Cada bairro que contempla uma escola participante do programa, possui também uma unidade do CRAS realizando atendimento para a mesma região e, consequentemente, para os mesmos adolescentes, que frequentam o local no contra turno escolar. 

Sendo assim, os treinamentos, com objetivo de qualificar o atendimento integral aos estudantes do Ensino Fundamental II (8º e 9º anos), para melhorar o desempenho em leitura, escrita e matemática, tornam-se mais efetivos ao considerar também o contexto em que vivem, podendo auxiliar ou prejudicar o desempenho escolar. 

“A ideia de ampliar os treinamentos para orientadores sociais e educadores dos CRAS surgiu como uma estratégia para ampliar a ação do programa, buscando atender os adolescentes de forma integral, para além dos muros da escola, em seu território”, explica Daniela Florio, coordenadora do Programa Protegendo Sonhos da Fundação Abrinq.  

A ampliação se deu pela parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), que já desenvolviam ações em conjunto e, com o programa, puderam potencializar a ação em rede.

“A ação em rede realizada em São Luís com a participação do CRAS no programa tem modificado bastante o perfil dos treinamentos, que ficaram mais dinâmicos com a presença dos orientadores sociais, principalmente na hora de pensar as estratégias e atividades a serem desenvolvidas com os adolescentes, levando em consideração a educação integral e em rede”, ressalta Patricia Caldas, coordenadora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de São Luís.  

Os CRAS participantes do programa recebem treinamentos e kits pedagógicos para desenvolverem um plano de ação em conjunto com a escola de seu bairro.

A SEMCAS também realiza ações sociais como palestras e eventos comemorativos para disseminar o programa aos polos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e escolas, impactando crianças, adolescentes, familiares e idosos das comunidades atendidas pelos CRAS que necessitam de cuidados e atendimentos específicos para melhorar a qualidade de vida deste público.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais