Notícias

Veja os resultados do Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS que encerrou neste mês

27/06/2022
Veja os resultados do Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS que encerrou neste mês

Em abril de 2019, a Fundação Abrinq lançou o Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS. Desenvolvido em parceria com a Agenda Pública e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com financiamento da União Europeia, o projeto atua para ampliar e qualificar a capacidade de articulação, mobilização e incidência política em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil. Para isso, realiza quatro principais atividades: 

•    Consolida a estrutura de governança, capilaridade e representatividade da Estratégia ODS em todo o território nacional, reforçando sua atuação como rede multissetorial; 
•    Amplia e qualifica o debate nacional sobre os ODS e a Agenda 2030, por meio de ações de comunicação, incidência em espaços estratégicos e mecanismos colaborativos de monitoramento dos progressos nacionais;
•    Apoia a implementação subnacional dos ODS e da Agenda 2030, por meio do desenvolvimento de metodologias e ferramentas para construção de soluções locais e inovadoras e incidência junto aos atores estratégicos; 
•    Capacita e subsidia organizações e movimentos representativos de grupos vulneráveis, com foco prioritário na redução das desigualdades de gênero, geracional e étnico-racial. 

Desde a sua criação até o momento, o projeto já produziu 21 publicações que englobam o tema, criou o Repositório de Boas Práticas, no qual reúne documentos públicos elaborados por municípios brasileiros como Planos Plurianuais (PPA), Planos Municipais para a Infância e Adolescência (PMIA), cadernos de indicadores e outros que permitem a localização e o acompanhamento da implementação dos ODS nas cidades, realizou mais de 50 eventos e, como resultado de um grande esforço, conseguiu atingir a marca de 791 membros da rede, sendo: 319 organizações da sociedade civil, 303 governos municipais e órgãos públicos, 147 empresas e 22 universidades e membros da academia. 

Entre as principais ações do projeto nos últimos anos, estão o Edital de Seleção de Projetos e o Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022.  

Edital de Seleção de Projetos 

Para apoiar as organizações da sociedade civil, o Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS lançou, em 2020, um edital com o objetivo de ajudar financeiramente três projetos de instituições sociais que implementem e promovam os ODS, com foco na redução das desigualdades de gênero, geracional e étnico-racional, promoção dos direitos humanos, no desenvolvimento econômico local sustentável e atendimento ao público em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

Ao todo, quatro organizações foram aprovadas e receberam o aporte financeiro de até R$ 147 mil cada para colocar em prática suas ações. Foram elas: 

•    Casa Pequeno Davi

O prêmio possibilitou a continuidade do projeto Promoção de Autonomia e Geração de Renda por Organizações Solidárias de Mulheres na Paraíba. Realizada nas microrregiões da Zona da Mata e Borborema, na Paraíba, a iniciativa contribui com o fortalecimento de atividades produtivas desenvolvidas por oito grupos e empreendimentos econômicos solidários de mulheres, beneficiando diretamente 116 mulheres que produzem bolos, refeições típicas regionais, artesanatos, trabalhos manuais, hortas e quintais produtivos. 

•    Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil) 

Iniciou o projeto Costurando Oportunidades, voltado para a promoção dos direitos humanos de mulheres condenadas à privação de liberdade há mais de 10 anos. A iniciativa tem como objetivo a humanização por meio do trabalho voltado para a ressocialização efetiva. Oito Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs) femininas estão em funcionamento. A iniciativa já beneficiou 320 mulheres em Minas Gerais.

•    Associação Reciclázaro 

Graças à premiação, a associação lançou o projeto Cooperativa Pão de Moça – Mulheres de Coragem em Ação, que oferece capacitação e geração de renda por meio do empreendedorismo às mulheres acolhidas na Casa de Marta e Maria e às usuárias dos serviços de outras instituições da Rede de Proteção Social de São Paulo. O projeto capacitou 31 mulheres na área de Panificação. 

•    Centro de Educação Popular Comunidade Viva (COMVIVA)

Desenvolve o projeto Da Prevenção à Ressignificação da Vida, com o objetivo de ampliar as condições de atendimento e acompanhamento no contexto da prevenção, defesa e responsabilização dos abusos sexuais e domésticos enfrentados por crianças e adolescentes de Caruaru – PE. A iniciativa beneficiou 300 crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e sexual no município. 

Saiba mais sobre os projetos vencedores aqui.

Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022

Em 2022, foi realizado o Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022 com o objetivo de premiar iniciativas alinhadas aos ODS desenvolvidas pelos membros da Rede Estratégia ODS que tenham gerado ações transformadoras no território onde estão inseridos. 

Puderam se inscrever projetos, programas, tecnologias e outras iniciativas estruturadas em atividade há pelo menos 12 meses e que tiveram resultados efetivos em suas áreas de atuação. 

O resultado da premiação foi divulgado no começo de junho durante o evento O futuro que queremos. Confira as iniciativas vencedoras de acordo com cada categoria: 

Categoria Sociedade Civil: 

•    Primeiro lugar: Projeto Água, Saúde e Vida, da Plan International Brasil;
•    Segundo lugar: Projeto Mais Água, do Instituto Livres;
•    Terceiro lugar: Projeto Educativo Produtivo, da Fundação Norberto Odebrecht. 

Categoria Setor Privado: 

•    Primeiro lugar: Plantio de macaúba em sistemas consorciados em parceria com agricultores familiares, do Grupo INOCAS; 
•    Segundo lugar: Programa 1.000 árvores por dia, todos os dias, do Grupo de Moda SOMA S.A;
•    Terceiro lugar: Compromisso Verde, da C. Rolim Engenharia. 

Categoria Academia: 

•    Primeiro lugar: Meninas e Mulheres nas Ciências, da Universidade Federal do Paraná; 
•    Segundo lugar: Programa de Extensão Rede Solidária Natureza Viva, da Universidade Vale do Rio Doce; 
•    Terceiro lugar: Empreendedorismo e plano de negócios: Ações direcionadas a capacitação de jovens e adolescentes do Bairro da Juventude, da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Categoria Municípios: 

•    Primeiro lugar: Projeto Recicla Cidade, do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT);
•    Segundo lugar: Caminhos para a Transformação: Município de Francisco Morato, Agenda 2030 e os ODS, da Prefeitura de Francisco Morato; 
•    Terceiro lugar: Projeto Renda Agricultor Familiar, do Governo do Estado do Paraná. 

O futuro que queremos 

No dia 7 de junho, a Fundação Abrinq, em conjunto com a Rede Estratégia ODS, promoveu o evento O futuro que queremos para debater a construção de um futuro mais democrático, sustentável e sem deixar ninguém para trás — ideia que permeia os ODS. 

O encontro, realizado presencialmente em São Paulo – SP, contou com a participação de governantes e gestores municipais de diversas localidades que discutiram sobre ODS e Futuro da Agenda 2030, Financiamento para o Desenvolvimento Sustentável das cidades, Cidades Sustentáveis e a Agenda 2030 e A importância de fazer juntos: parcerias para o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento das desigualdades

Entre um debate e outro, a Fundação Abrinq lançou a publicação Um Retrato da Infância e Adolescência no Brasil, que apresenta dados e análises realizados a partir do monitoramento de indicadores públicos, com o objetivo de apoiar a implementação de políticas públicas em prol da melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes no país. Saiba mais aqui.

O evento também marcou o encerramento do Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, coordenado pela Fundação, que terminou ontem (26). Para isso, foram apresentados os resultados da iniciativa durante seus quatro anos de execução. 

Synésio Batista da Costa, presidente da Fundação Abrinq, ressaltou que o papel dos ODS passa por “conviver, aprender e ajudar a melhorar”. Para ele, pensar coletivamente é inescapável para um futuro democrático e garantiu que a organização continuará apoiando a sociedade na conquista dos ODS. “A gente não vai transigir de caminhar com vocês para os ODS e trabalhar isso na cabeça de todo mundo”, afirmou. 

Apesar do término do projeto a Rede Estratégia ODS continuará ativa, tendo isso em vista, a parte final do encontro foi destinada para a transição dela. Agora, as ações ficarão concentradas nos membros do Comitê Gestor e, em breve, novas vagas serão abertas para a coordenação. 

“Tínhamos o desafio de aumentar o conhecimento sobre os ODS e traduzir isso no nosso dia a dia. Começamos o projeto com a meta de conquistarmos 200 adesões e estamos encerrando com mais de 700 integrantes. Sabemos que o desafio para cumprirmos a Agenda 2030 ainda é imenso, mas ficamos felizes com os resultados da iniciativa, foi um passo e uma estratégia fundamental para disseminarmos a importância do tema. O projeto terminou, mas a Rede Estratégia ODS continua ativa e continuaremos oferecendo o nosso apoio no que for necessário”, comenta Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq. 

O evento O futuro que queremos finalizou com a divulgação dos vencedores do Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022. 

Veja todas as fotos do dia aqui
 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais