Notícias

Fundação Abrinq participa da 75º Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos

04/04/2019
Programa Prefeito Amigo da Criança, Reunião Frente Nacional de Prefeitos, 75º Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos

Entre os dias 21 e 26 de março, a Fundação Abrinq, por meio do Programa Prefeito Amigo da Criança, participou da 75º Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, que objetivou traçar diretrizes para a incidência política e caminhos para o diálogo junto ao poder público federal. 

Na ocasião, a Fundação pôde conversar com os prefeitos e equipes de diversos municípios que integram o programa, estreitando as relações entre as cidades e o corpo técnico e, com um estande, o apresentou para os gestores que ainda não participam.

Para Rosalba Ciarlini, prefeita de Mossoró (RN), o programa é de extrema importância: “Quando cuidamos das crianças, estamos cuidando da família, do futuro e da cidade em modo geral. Toda ação que você direciona para a criança tem esse foco de futuro, de vida”, comenta. 

“A prefeitura determinou que nenhum conjunto habitacional fosse construído se não tiver uma creche, uma escola e um posto de saúde. Disseram que ninguém ia construir no município, mas já estamos no segundo”, completa Rosalba. 

Já a prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas, destaca o projeto que o município está realizando para combater a violência na infância — ação do Pacto pela Paz estimulado pela Fundação Abrinq: “Em Pelotas lançamos um projeto de prevenção voltado para crianças com aplicação de metodologias sócio emocionais para as famílias. Selecionamos 400 crianças com grupos focais e trabalhamos com duas metodologias, em um grupo aplicávamos as duas metodologias, em outro uma e no último não aplicávamos nenhuma. Com isso podemos, efetivamente, verificar e acompanhar se essas práticas vão evitar a violência ou não. O resultado inicial nós já temos e o projeto seguirá desse ponto, continuando o acompanhamento”, explica. 

A parceria da Fundação Abrinq com a Frente Nacional de Prefeitos é fundamental para ampliar a atuação do programa junto as cidades e fidelizar os gestores dos grandes municípios, potencializando, assim, as ações que melhoram a vida das crianças e dos adolescentes. 

“A Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos é agenda obrigatória para nós. Tivemos articulações importantes com gestores de várias capitais e pudemos acompanhar a discussão da reforma da previdência e do Pacto Federativo, que podem ter interferência direta no financiamento das políticas para a infância e adolescência”, ressalta Jeniffer Luiz, coordenadora do Programa Prefeito Amigo da Criança.

Por meio do Programa Prefeito Amigo da Criança, a Fundação Abrinq fortalece a ação dos gestores municipais, oferecendo assessoramento técnico com o objetivo de qualificar as políticas públicas em prol das crianças e dos adolescentes no Brasil.
 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais