No mês de maio, os municípios que integram a 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, reforçaram o compromisso com a criança e o adolescente realizando ações de combate à violência sexual infantil. O Plano Municipal para a Infância e a Adolescência e o Orçamento Criança e Adolescente também estiveram na pauta de alguns municípios.
Programa Prefeito Amigo da Criança


Desde 1996, a Fundação Abrinq apoia tecnicamente, por meio do Programa Prefeito Amigo da Criança, gestores comprometidos em garantir um futuro melhor para as crianças e os adolescentes.

As fortes chuvas e a cheia do rio Tocantins castigaram o município de Imperatriz, no Maranhão, região Nordeste do Brasil. Alagou ruas, invadiu comércio e destruiu casas. Os danos materiais ocorridos com as chuvas do final de dezembro foram grandes. Maiores ainda foram os danos psicológicos em cada família, e suas crianças, atingidas pela tragédia.

Desde 1996, a Fundação Abrinq mobiliza e apoia tecnicamente prefeitos e prefeitas na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil.

Há 25 anos, a Fundação Abrinq mobiliza prefeitos de todas as regiões do Brasil a aderirem ao Programa Prefeito Amigo da Criança e assumirem o compromisso com a infância e adolescência durante seus mandatos.
Os gestores que cumprem uma agenda proposta pelo programa e obtêm os melhores avanços em indicadores sociais voltados para as crianças e os adolescentes são reconhecidos, no final da gestão, como Prefeito Amigo da Criança.

Neste ano, a Fundação Abrinq dá início à 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança, que visa mobilizar os gestores municipais a implementarem ações e políticas públicas que beneficiem e resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil.

O Programa Prefeito Amigo da Criança, criado em 1996 pela Fundação Abrinq, tem por objetivo mobilizar e apoiar tecnicamente os prefeitos e prefeitas na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

A Fundação Abrinq realizou, em Maceió (AL), nos dias 16 e 17 de outubro, o Seminário Regional do Nordeste com o tema Conselhos Fortes, Direitos Assegurados - Caminhos para a implementação dos ODS nas cidades. No evento, a Fundação expôs e debateu com o público o papel da administração municipal, a atuação dos conselhos tutelares e de direitos da criança e do adolescente e suas contribuições para a garantia dos direitos desses públicos, sem deixar ninguém para trás, objetivo da Agenda 2030.

A fim de contribuir com os gestores municipais para o fortalecimento dos direitos das crianças e dos adolescentes e demais mecanismos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Fundação Abrinq, em 1996, lançou o Programa Prefeito Amigo da Criança.

Os seminários Conselhos Fortes, Direitos Assegurados: Caminhos para a implementação dos ODS nas Cidades retratam a atuação articulada da administração pública, do Conselho Municipal da Infância e Adolescência e do Conselho Tutelar, assim como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)*. Nas ocasiões, também são compartilhadas experiências na promoção, proteção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Programe-se para o próximo evento:
Conselhos Fortes, Direitos Assegurados