Notícias

Fundação Abrinq e Fundação Salvador Arena concluem reformas de creches no Nordeste

02/12/2022
Fundação Abrinq e Fundação Salvador Arena concluem reformas de creches no Nordeste

Em fevereiro deste ano, a Fundação Abrinq, em parceria com a Fundação Salvador Arena, promoveu um edital para selecionar e reformar dez creches, localizadas na região Nordeste, promovendo adequações dos espaços e melhorias na qualidade do atendimento ofertado para as crianças.

Com o total de 131 instituições inscritas, 98 creches foram aprovadas na primeira etapa de avaliação (análise documental) e 62 na segunda (avaliação das propostas), seguindo para a última fase do processo seletivo, que teve o intuito de analisar os espaços a serem reformados e conhecer o trabalho realizado pelas instituições. Após os encontros, a Fundação Abrinq selecionou 10 creches para receber o apoio. As reformas aconteceram de julho a novembro e contaram com visitas técnicas realizadas pela Fundação Abrinq, por meio do Programa Creche para Todas as Crianças, para acompanhamento das readequações.

“A primeira infância é uma etapa fundamental para o desenvolvimento de toda criança. Ao mesmo tempo, temos consciência de que muitas creches não possuem a estrutura e os equipamentos necessários para proporcionar um atendimento ideal às crianças. Assim, o nosso objetivo com este edital foi apoiá-las para que possam se adaptar e oferecer o melhor suporte possível de acordo com a faixa etária dos atendidos”, afirma Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

Junto com as reformas, a Fundação Abrinq também realizou formações com os profissionais das creches selecionadas. Com o objetivo de qualificar o atendimento, foram realizadas atividades para aprimorar as práticas pedagógicas de cada unidade. As dez creches selecionadas também receberam acervos de brinquedos, jogos, livros e fantasias. Saiba mais aqui

Veja o resultado das obras:

Associação de Pais e Mestres do Parque Florestal e Adjacências

Localizada no município de Camaçari – BA, atende 180 crianças e recebeu apoio financeiro para realizar a adaptação de uma sala multiuso que se encontrava sem acabamento e, por isso, não podia ser utilizada.

Foram realizados serviços no piso, contrapiso, forro do telhado, instalação de janelas, portas, guarda corpo, corrimão, adequação na parte elétrica, revestimento e pintura das paredes. Além disso, a unidade conseguiu, com recursos próprios, adaptar o pátio que antecede a entrada da sala, com instalação de revestimento nas paredes e grama sintética.

“Para nós, esta ação foi de fundamental importância para conclusão deste espaço, que nos possibilita hoje usufruir de uma estrutura limpa, bonita e confortável. Isso só foi possível graças a essa parceria. Mais uma vez, nossos sinceros agradecimentos à Fundação Abrinq e à Fundação Salvador Arena”, compartilha Edvaldo Barbosa, representante legal da Associação de Pais e Mestres do Parque Florestal e Adjacências.

                                                                      Antes                                    Depois

Associação de Pais e Mestres do Parque Florestal e Adjacências

Associação Educacional e Cultural Estação Criança

Atuante em Salvador - BA, atende 160 crianças e recebeu apoio financeiro para revitalização do parque interno, instalação de novas divisórias para abertura de mais uma sala, de forro, adequação na parte elétrica, instalação de piso, tela de proteção, grama sintética e compra de brinquedos maiores para compor o parque.

A reforma proporcionou um ambiente mais seguro e adequado para as crianças. A unidade também pôde aumentar a sua capacidade de atendimento, oferecendo 14 novas vagas com matrículas efetivas para o ano de 2023.

“Esta ação permitiu que pudéssemos aumentar a oferta de vagas e nos proporcionou espaços mais arejados e brinquedos divertidos. Também ofereceu formações à equipe pedagógica, o que nos fez repensar nossas práticas pedagógicas”, explica Ana Paula, representante legal da Associação Educacional e Cultural Estação Criança.

                                                                      Antes                                    Depois

2

Creche Municipal Isaura Fernandes Vieira

Situada no município de Bezerros – PE, atende 109 crianças e recebeu apoio financeiro para reforma de dois banheiros, com a troca de portas e vasos sanitários, revestimento do piso com cerâmica, revitalização das paredes com pintura e revitalização da área externa para montagem de playground com balanço triplo de madeira e pintura no chão para brincadeiras.

Com as novas instalações, a unidade conta com banheiros adequados para uso das crianças, favorecendo sua autonomia. Também houve a instalação de um parque na área externa, o que pôde proporcionar o uso do espaço, que antes não era utilizado, para interações e brincadeiras ao ar livre com as crianças. 

“Foi algo que veio para acrescentar positivamente o dia a dia dos nossos alunos, hoje temos dois banheiros adaptados para os pequeninos e um parque, o qual está sendo a atração do momento para as nossas crianças”, menciona Maria Edilene, gestora da Creche Municipal Isaura Fernandes Vieira.

                                                                      Antes                                    Depois

3

Centro de Educação Infantil da Ladeira

Organização localizada em Itapipoca – CE, atende 306 crianças e recebeu apoio financeiro para adequar a parte externa da unidade com a implementação de um parque e construção de meia parede visando a segurança das crianças.

Após a reforma, a unidade agora pode oferecer um parque seguro e lúdico, proporcionando diversas vivências, brincadeiras e interações para as crianças.

“A Fundação Abrinq veio ajudar na criação de mais um espaço que garante os direitos de aprendizagem das crianças, no qual várias atividades lúdicas, psicomotoras, de leituras, de musicalidade e artes podem ser desenvolvidas. Isso faz com que as barreiras das salas de aula sejam vencidas”, relata Sandra Maria, gestora do Centro de Educação Infantil da Ladeira.

                                                                      Antes                                    Depois

4

Creche Municipal Pequeno Príncipe

Localizada em Bezerros – PE, atua com 125 crianças e recebeu o repasse para adequar dois banheiros infantis, com adaptação da mobília e instalação de chuveiros, assim como para melhorar o banheiro destinado aos adultos.

Após as reformas, a unidade agora possui banheiros infantis adequados à faixa etária das crianças, promovendo autonomia e mobilidade para elas, além de um banheiro adulto para uso dos colaboradores.

“A Fundação Abrinq beneficiou toda a comunidade escolar com a reforma dos banheiros infantis e o dos funcionários. Tornou-se um ambiente mais confortável e aconchegante. Além disso, proporcionou segurança aos pais que precisam deixar as crianças na creche para trabalhar na agricultura”, comenta Biacarla Gomes, gestora da Creche Municipal Pequeno Príncipe.

                                                                      Antes                                    Depois

5

Creche Comunitária Nossa Sra. da Boa Viagem Entra a Pulso 

Situada em Recife – PE, atende 94 crianças e recebeu apoio financeiro para a construção de uma sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Com a construção da sala, a unidade possibilita o atendimento adequado para a crescente demanda de crianças com deficiência e transtornos de desenvolvimento.

“Com a construção da sala, possibilitaremos à muitas crianças da nossa comunidade escolar uma assistência adequada, segura e que proporciona a inclusão, com dignidade e oportunidades para o desenvolvimento integral”, afirma Luciana da Fonte, psicóloga da Creche Comunitária Nossa Sra. da Boa Viagem Entra a Pulso.

                                                                      Antes                                    Depois

6

Creche Escola Beneficente Comunitária Tia Deja

Localizada em Salvador – BA, atende 112 crianças e recebeu apoio financeiro para a adequação de quatro salas com instalação de pisos, pintura, compra de mobília, finalização de dois banheiros infantis e adequação da área externa.

Com as adaptações, a unidade possui agora uma área externa aberta para brincadeiras e interações ao ar livre e mais salas para as diversas propostas pedagógicas. Além disso, a creche pôde ampliar a sua capacidade de atendimento, oferecendo 30 novas vagas.

“Sabemos que ninguém vence sozinho e seremos sempre gratos à Fundação Abrinq por ter nos proporcionado um novo ambiente de Educação. Obrigada pela parceria!”, declara Djanira Batista, representante legal da Creche Escola Beneficente Comunitária Tia Deja.

                                                                      Antes                                    Depois

7

Núcleo de Educação e Desenvolvimento Infantil Crescer Feliz

Atuante no município de Caucaia – CE, atende 178 crianças e recebeu apoio financeiro para melhorar o parque externo com a compra e instalação de brinquedos adequados para as crianças atendidas.

Após as instalações, a unidade agora conta com um amplo espaço para o brincar livre em meio à natureza. Os brinquedos restaurados foram adaptados à faixa etária das crianças atendidas e os brinquedos novos forneceram outras possibilidades para suas aprendizagens.

“Aprendemos a acreditar. No início do ano estávamos com esse pensamento de fazer a reforma do parquinho, mas não tínhamos condições, pois nossa escola é muito pequena. Mesmo assim queríamos proporcionar aquele ambiente de qualidade. Depois da reforma, o nosso maior aprendizado é o de acreditar e saber que sim, os sonhos acontecem”, diz Bernadete, gestora do Núcleo de Educação e Desenvolvimento Infantil Crescer Feliz.

                                                                      Antes                                    Depois

8

Creche Construindo o Saber

Localizada no município de Fortaleza - CE, atende 80 crianças e recebeu apoio financeiro para manutenção do telhado, adequações nas salas de aula, banheiros infantis e pintura da fachada.

Por ter ajuda voluntária de alguns pais, a unidade pôde usar parte do recurso para construir uma nova sala, que não estava prevista, para atender as necessidades do brincar e realizar atividades pedagógicas.

Após a reforma, a creche agora possui mais um espaço para o atendimento às crianças e salas sem infiltrações.

                                                                      Antes                                    Depois

9

Creche Novo Amanhecer 

Também localizada em Fortaleza - CE, atende 96 crianças e recebeu apoio para realizar a manutenção no madeiramento do telhado, adequações no almoxarifado, no parque aberto e para a compra de equipamentos como: ventiladores, geladeira e brinquedos para compor o parque.

“O acolhimento com todos, principalmente com as crianças foi sem dúvida a parte mais significativa para nós. A parceria foi maravilhosa, pois nos deu a possibilidade de proporcionar para as crianças uma estrutura melhor, mais arejada e reformada. E os acervos que vieram para dar opções para nossas crianças e somar na imaginação e criatividade dos nossos alunos”, relata Francisco Elderi, representante legal da Creche Novo Amanhecer.

                                                                      Antes                                    Depois

10

“Ficamos muito felizes ao ver que estas dez creches poderão melhorar o atendimento para 1.484 crianças após as reformas. O nosso sentimento é de dever cumprido por conseguirmos oferecer esta oportunidade e proporcionar o acesso à espaços seguros e com melhores condições de aprendizagem. Tudo isso só foi possível graças ao apoio da Fundação Salvador Arena, somos muito gratos por esta parceria”, afirma Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

Confira outras notícias sobre o Programa Creche para Todos

Fundação Abrinq promove formações para profissionais da Educação no Nordeste

Veja como foi o webinar Construindo Futuros: da creche ao ensino médio, da Fundação Abrinq

Com 1 ano, Felipe aguardava uma vaga na creche. Veja como a Fundação Abrinq o ajudou

 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais