Notícias

Fundação Abrinq e Instituto Carlos Roberto Hansen beneficiam crianças em Alagoas

01/04/2021
Fundação Abrinq e Instituto Carlos Roberto Hansen beneficiam crianças em Alagoas

O Programa Creche para Todas as Crianças, da Fundação Abrinq, com o apoio do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), braço social do Grupo Tigre, beneficiou 1.138 crianças, de 0 a 5 anos, no município de Marechal Deodoro, em Alagoas.

A ação teve início em janeiro de 2020 e o seu encerramento no início deste ano. A iniciativa foi realizada por meio de práticas propostas nas formações, que contemplaram de maneira continuada 59 profissionais de Educação, Assistência Social e Saúde.

Em razão da pandemia causada pelo novo Coronavírus, algumas atividades precisaram ser reajustadas para preservar a saúde dos que estavam promovendo e recebendo os benefícios do projeto. Dentre as atividades realizadas, destacam-se encontros de formação no formato on-line ministrados por especialistas voltados para profissionais de educação infantil, de Assistência Social e de Saúde do município de Marechal Deodoro.

Entre as capacitações realizadas pelo Instituto, merecem destaque: 

  • Trabalho com as famílias sobre a importância do cuidar e do brincar para o desenvolvimento da criança;
  • Formação de atores da rede de proteção e da equipe diretiva das Unidades de Educação Infantil para o trabalho com as famílias;
  • Formação das equipes diretivas para temas da gestão escolar;
  • Formação dos professores em múltiplas linguagens.

Além das formações, foram realizadas adaptações na estrutura do Núcleo de Educação Infantil Benvinda Pau Ferro, na Creche Municipal Professora Lucas, no Núcleo de Educação Infantil Sonho Feliz, no Núcleo de Educação Infantil Ednalma Teixeira e no Núcleo de Educação Infantil Adélia Cavalcante, todas em Marechal Deodoro (AL).

Para Lúcia Leite, diretora no Núcleo de Educação Infantil Ednalma Teixeira, “é uma oportunidade que nos trouxe mecanismos diferentes dos que tínhamos e será proveitoso tanto para os funcionários como para os alunos. Sabemos que desafios diários são lançados durante o processo educacional e essas novas ferramentas da Fundação Abrinq nos ajudará muito.

A história do Instituto

O Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), braço social do Grupo Tigre, tem por objetivo a formação do cidadão do futuro, focando o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Foi inaugurado formalmente em 30 de outubro de 2003, em uma cerimônia no Centro de Eventos Cau Hansen, que daria início a uma nova etapa de envolvimento social e comunitário do Grupo Tigre.

As ações do ICRH são destinadas às comunidades onde a Tigre tem seus Centros Operacionais.

Desde então, o Instituto Carlos Roberto Hansen concentra seus esforços na mobilização de recursos para investimentos em Educação e Cultura, como principal alavanca do desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.

Programa Creche para Todas as Crianças

O Programa Creche para Todas as Crianças foi criado em 2007 com o objetivo de ampliar o acesso e a melhorar a qualidade do atendimento em unidades de educação infantil, como o aprimoramento da prática pedagógica direcionada à primeira infância, tendo em vista o desenvolvimento da criança. Ao longo do programa, 75.816 crianças já foram beneficiadas.

As iniciativas são desenvolvidas por meio de parcerias com creches de diferentes regiões do país para que consigam desempenhar a função esperada e garantir o atendimento integral às crianças desta faixa etária.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais