Notícias

Fundação Abrinq e Mercadão dos Óculos realizam doações para crianças e adolescentes em Diadema – SP

10/11/2022
Fundação Abrinq e Mercadão dos Óculos realizam doações para crianças e adolescentes em Diadema – SP

A Fundação Abrinq, em parceria com o Mercadão dos Óculos, realizou uma ação de entrega gratuita de óculos nesta quarta-feira (9) para dezenas de crianças e adolescentes atendidos pelo Núcleo Educacional da Santa Casa de Diadema, localizada em Diadema – SP. Mais de 80 pessoas de 6 a 15 anos participaram de uma triagem em setembro, quando foi identificada a necessidade de 40 delas passarem por consultas oftalmológicas. Ao final, 25 crianças e adolescentes receberam as doações de óculos escolhidos por eles mesmos.

Uma das crianças beneficiadas pela iniciativa foi o pequeno Denis*, que tem autismo e ficou muito feliz com a oportunidade de poder enxergar melhor. “A doação é extremamente importante porque vai facilitar o dia-a-dia e o aprendizado do meu filho. Ele já gosta daqui e agora, enxergando adequadamente, vai poder absorver melhor as informações e se desenvolver mais na organização, na escola e em casa”, relata Joedson Souza, pai do menino.

Fundação Abrinq e Mercadão dos Óculos realizam doações para crianças e adolescentes em Diadema – SP


Daiane de Andrade é orientadora social da Santa Casa de Diadema e explica que a inciativa da Fundação Abrinq foi muito importante para identificar e atender crianças e adolescentes que estavam com problemas graves de visão. “Nós não esperávamos que tantas crianças e adolescentes teriam interesse em participar da ação. Vimos que eles saíram da entrega hoje conseguindo enxergar e isso é gratificante para nós. Não são apenas óculos que elas receberam, mas uma melhora considerável em todos os âmbitos de suas vidas”, conta.

O Núcleo Educacional da Santa Casa de Diadema atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e cujas famílias normalmente não teriam condições de fornecer óculos para elas. A organização é conveniada ao Programa Adotei um Sorriso, da Fundação Abrinq, que tem como objetivo viabilizar, com a ajuda de voluntários, o acesso gratuito aos serviços de saúde bucal e atendimento psicológico para crianças e adolescentes. Com o apoio do Mercadão dos Óculos, o programa também busca prestar atendimento oftalmológico aos atendidos.

Fundação Abrinq e Mercadão dos Óculos realizam doações para crianças e adolescentes em Diadema – SP


“Por meio da parceria com a Fundação Abrinq e as organizações atendidas pelo Programa Adotei um Sorriso, o Mercadão dos Óculos proporciona saúde visual para as crianças e os adolescentes. Com as doações, a nossa missão é extinguir, ou pelo menos reduzir, a evasão escolar”, relata Fabrício Vieira, gerente técnico da rede de óculos. Segundo o profissional, quem enxerga melhor consegue aprimorar a sua qualidade de estudo, o que ajuda a aliviar o problema do abandono nas escolas.

A entrega foi dividida em dois períodos: de manhã participaram 11 crianças e adolescentes e de tarde, 14. Cada óculos cedido foi doado por um cliente do Mercadão, que recebeu um vídeo de agradecimento gravado pela pessoa beneficiada no momento da entrega.

“A parceria é muito importante para garantir vidas melhores para as crianças e os adolescentes por meio da saúde visual. Somos muito gratos ao Mercadão dos Óculos por tornar possível uma ação como esta", explica Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

Veja mais ações do Programa Adotei um Sorriso:

Dentistas voluntários beneficiam 469 crianças e adolescentes em ações do Programa Adotei um Sorriso

Fundação Abrinq e Instituto Sorridents garantem sorrisos para mais de 500 crianças e adolescentes

*Nome fictício para preservar a identidade da criança.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais