Notícias

Fundação Abrinq lança projeto voltado para adolescentes

27/11/2020
Fundação Abrinq lança projeto voltado para adolescentes

A adolescência é uma fase crucial e marcante para o desenvolvimento do ser humano. É neste período que acontecem as descobertas e o reconhecimento de interesses, experimentações, reconhecimento do espaço e a formação da identidade. 

O adolescente passa por uma transição entre a infância e a vida adulta, muitas vezes, sendo necessária a tomada de decisões que poderão impactar nos seus próximos anos de vida. 

Neste momento, a escola possui papel fundamental para estimular e promover os atributos que são essenciais para a vida em sociedade como o desenvolvimento da capacidade de usar todos os conhecimentos do adolescente a favor das suas decisões, de pensar, planejar e executar seus projetos de vida.

Por compreender a relevância desta fase para a vida dos adolescentes a Fundação Abrinq lançou o Projeto Construindo Futuros, que visa estimular o desenvolvimento de projetos de vida dos adolescentes do 9º ano do ensino fundamental, entre 14 e 15 anos, que estudam em escolas públicas. O projeto está previsto para acontecer em 2021. 

“Os adolescentes precisam ser protagonistas de suas escolhas e de seus projetos de vida, o objetivo do Projeto Construindo Futuros é justamente dar insumos e servir de orientação nesse processo de decisão e conhecimento.

Nós queremos que eles possam pensar e colocar em prática suas ideias e, acima de tudo, saibam que suas escolhas são importantes”, relata Victor Graça, executivo da Fundação Abrinq. 

Para estimular o desenvolvimento dos projetos de vida dos adolescentes, a iniciativa realizará diversas atividades voltadas para os gestores e professores das escolas participantes e para os adolescentes: 

•    Planejamento, engajamento e preparo dos profissionais de educação para trabalharem com a competência do desenvolvimento de projetos de vida;
•    Estímulo do processo de autoconhecimento dos adolescentes e aprendizado de diferentes saberes que favoreçam o desenvolvimento de habilidades, a compreensão sobre o mundo e ampliem referências positivas por área do conhecimento; 
•    Estímulo do reconhecimento das áreas de interesse e identificação de objetivos para o desenho de projetos de vida pelos próprios adolescentes;
•    Suporte técnico e educacional aos gestores e professores para o desenvolvimento das atividades do projeto. 

Entre as ações, também está prevista a formação dos profissionais da educação, que será dividida em sete módulos, sendo: 

Módulo 01: A função do educador e adolescência na BNCC e na Lei 10.639/2003 para os gestores e professores das escolas; 
Módulo 02: Projetos de vida e ações interdisciplinares para os gestores e professores;
Módulo 03: Desenvolvimento do projeto de vida — autoconhecimento para os professores facilitadores;
Módulo 04: Habilidades socioemocionais complementares para os professores;
Módulo 05: Atividade prática — resolução de problemas para os professores;
Módulo 06: Desenvolvimento do projeto de vida — auto avaliação para os professores facilitadores;
Módulo 07: Troca de experiências. 

As formações têm como objetivo potencializar os conhecimentos em educação para aprimorar o desenvolvimento dos adolescentes. Dois módulos serão realizados em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, que abordará a importância da inclusão da história da cultura Africana e Afro-Brasileira no dia a dia das escolas e a importância do reconhecimento da identidade e raça, gerando reflexões sobre os preconceitos individuais e da sociedade. 

“A educação é imprescindível e olhar para o processo formativo das crianças e dos adolescentes é extraordinariamente incontestável, mas tem algumas particularidades que precisam, devem e podem ser contempladas nesse trabalho que são essas dimensões de exclusão e de intolerância que ainda existem no que diz respeito a crianças negras, crianças brancas e crianças pobres dentro das escolas”, explica José Vicente, reitor da Universidade Zumbi do Palmares.

“É uma perspectiva nova, diferente dentro da escola. É inovador, então deve não só chamar a atenção, como inspirar uma replicação em outras dimensões da escola participante e até em outras escolas”, completa Vicente. 
A assinatura do termo de parceria entre a Fundação Abrinq e a Universidade Zumbi dos Palmares foi realizada nesta sexta-feira (27). 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais