Notícias

Fundação Abrinq promove debate sobre saúde mental para organizações sociais

14/10/2022
Fundação Abrinq promove debate sobre saúde mental para organizações sociais

O começo desta semana marcou o Dia Mundial da Saúde Mental. Comemorado em 10 de outubro, a data é um marco relacionado à educação e conscientização a respeito da importância de cuidar da mente, em qualquer idade. A pandemia de COVID-19, o isolamento social e o luto que muitas pessoas enfrentaram neste período contribuíram muito para que a sociedade se preocupasse mais com o cuidado em relação à saúde mental.

Por isso, a Fundação Abrinq promoveu um encontro com as organizações da sociedade civil integrantes do Programa Adotei um Sorriso sobre saúde mental na infância e adolescência. O evento reuniu 49 instituições, 76 participantes e contou com a participação do Dr. Gerson Heidrich, psicólogo, professor e supervisor clínico em psicanálise no curso de Psicologia da Universidade Santo Amaro (UNISA). A instituição é parceira do programa.

“A saúde mental é um tema que atravessa a condição humana. Assim, considero importante discutir o assunto nas suas diversas configurações, principalmente no que se refere à formação profissional e à construção de metodologias voltadas à prática cotidiana. Neste sentido, a Fundação Abrinq oportunizou-me uma conversa com alguns de seus parceiros, quando me foi possível apresentar uma noção de infância e adolescência conjugada à família, bem como apresentar alguns fatores que afetam a Saúde Mental desses atores sociais”, explica Heidrich.

“Oferecer um espaço de fala e de escuta é uma forma que possibilita a ampliação da consciência para os mais diversos fenômenos, favorecendo, no caso dos profissionais, a construção de ações preventivas a partir da reflexão, elaboração e de possíveis ressignificações das ações cotidianas. Desse modo, eventos como ‘Saúde Mental na Infância e Adolescência’ são fundamentais ao se pensar a formação contínua do profissional, principalmente quando ele se encontra diante de realidades muitas vezes pouco favoráveis à dignidade humana”, completa.

Ao final do evento, os participantes puderam interagir e realizar perguntas ao professor.

A saúde mental na infância e na adolescência

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de crianças com depressão, na faixa de 6 a 12 anos, subiu de 4,5% para 8% na última década. Em relação aos adolescentes, a depressão é uma das principais causas de doenças e incapacidade entre eles. O órgão também registra que metade de todas as condições de saúde mental começam aos 14 anos de idade. No entanto, a maioria dos casos não é detectada e nem tratada.

O Programa Adotei um Sorriso

O Programa Adotei um Sorriso tem como objetivo viabilizar o acesso gratuito aos serviços de saúde bucal e atendimento psicológico, por meio de profissionais voluntários, para crianças e adolescentes de organizações sociais parceiras. Para isso, mobiliza dentistas e psicólogos que queiram se dedicar voluntariamente ao atendimento de uma ou mais crianças e/ou adolescentes em seus consultórios ou realizar ações preventivas de saúde nos espaços das organizações.

O programa oferta dois tipos de atendimento. São eles:

•    Atendimento clínico: é o atendimento odontológico ou psicológico realizado no consultório do voluntário;

•    Ações preventivas: é a atuação do voluntário realizada nas organizações sociais, onde o profissional desenvolve atividades educativas com temas pertinentes às demandas levantadas pelas organizações.

Para saber mais detalhes sobre o programa, como funciona o atendimento, quem pode ser voluntário e outras informações, clique aqui

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais