Notícias

Fundação Abrinq realiza encontro sobre saúde bucal com organizações da sociedade civil

24/03/2023
Fundação Abrinq realiza encontro sobre saúde bucal com organizações da sociedade civil

Na última segunda-feira (20), foi comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal. A data foi instituída pela Federação Dentária Internacional (FDI) e, para marcar a ocasião neste ano, a Fundação Abrinq realizou um encontro virtual com representantes de organizações da sociedade civil conveniadas ao Programa Adotei um Sorriso.

O evento teve o objetivo de instruir os participantes sobre a importância da saúde bucal, para que pudessem fornecer um atendimento de melhor qualidade às crianças e aos adolescentes das suas organizações, muitos dos quais se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica.

A reunião foi comandada pela Dra. Ana Carolina Martinez, dentista do Instituto Salus, uma organização parceira do programa, e contou com a presença de 79 representantes. “Para nós, do instituto, foi um prazer receber o convite da Fundação Abrinq para realizarmos esta palestra às instituições participantes do Programa Adotei um Sorriso”, comenta.

A profissional recentemente concedeu uma entrevista para a Fundação Abrinq com o intuito de explicar sobre a saúde bucal e a necessidade de crianças e adolescentes terem acesso à informação e atendimentos especializados. Clique aqui para saber mais.

Palestra sobre a saúde bucal

Durante o evento, a dentista pôde explicar uma série de assuntos importantes sobre o tema, como dentes, cáries, gengivite, tratamentos dentários, a maneira como problemas na boca podem causar outras doenças do corpo, técnicas de higiene oral e o que fazer em casos de acidentes – isto é, a quebra inesperada de um dente. Este último tópico foi especialmente relevante devido à natureza dos participantes da reunião, que cuidam de crianças cotidianamente em suas organizações e podem se deparar com situações semelhantes.

No final do encontro, os representantes tiveram um tempo para esclarecerem dúvidas sobre saúde bucal com a profissional. Quanto tempo demora para nascer um novo dente, mais detalhes sobre o tratamento de cáries, indicações de escovas e outras explicações sobre doenças causadas por uma higiene bucal inadequada foram alguns dos tópicos abordados.

A ocasião também serviu como troca de experiências entre os representantes das organizações, que discutiram sobre a maneira mais higiênica e prática de armazenar as escovas de dentes dos atendidos, por exemplo. O momento foi importante para que, juntos, chegassem às melhores práticas de saúde bucal destinadas às crianças e aos adolescentes com que lidam diariamente.

“É excelente esta iniciativa de viabilizar, também aos orientadores das instituições, momentos com atividades e palestras sobre o cuidado com a saúde bucal das crianças e dos adolescentes. Foi um espaço para eles tirarem as suas dúvidas e compartilharem experiências e conhecimentos do que já vivenciam em seu dia a dia”, relata a Dra. Ana Carolina.

Planos para outros encontros

Com o Programa Adotei um Sorriso, a Fundação Abrinq viabiliza o acesso gratuito aos serviços de saúde bucal e atendimento psicológico para crianças e adolescentes, por meio de profissionais voluntários. Como continuidade à ideia do encontro realizado no início desta semana, já está prevista a realização de um evento semelhante em outubro, sobre a temática da saúde mental.

Acompanhe o site e as redes sociais da Fundação Abrinq para saber mais sobre as ações realizadas.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais