Notícias

Município de Pouso Alegre adere à Campanha Pode Ser Abuso

14/05/2021
Município de Pouso Alegre adere à Campanha Pode Ser Abuso

A Campanha Pode Ser Abuso, da Fundação Abrinq, deste ano já foi lançada. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a sociedade para o tema, revelando os principais sinais que as crianças e os adolescentes podem apresentar em possíveis casos de abuso sexual. 

O município de Pouso Alegre (MG) aderiu à campanha e instalou informativos em diversos pontos da cidade para alertar sobre o tema, além de divulgar em suas redes de contato. Ações também estão programadas ao longo do mês, com o propósito de conscientizar os cidadãos. 

Para Eyder de Souza Lambert, Secretário de Políticas Sociais do município mineiro, a parceria firmada com a Fundação Abrinq é bastante positiva por disponibilizar materiais como, artes gráficas e vídeos ilustrativos para levar informação as pessoas. “A Fundação foi muito feliz ao definir para a campanha o lema "PodeSerAbuso", fornecendo informações esclarecedoras de comportamentos apresentados pelas vítimas, característicos de abuso e que por vezes passam despercebidos pelos pais ou responsáveis. Trata-se de uma relevante mobilização local de conscientização da comunidade em relação a este tema tão sério e que por vezes é deixado de lado, até mesmo pela complexidade e delicadeza do assunto”.

A violência sexual deixa marcas por toda a vida e na maioria das vezes ocorre em conjunto com outras violências, como a física ou psicológica. Em 2020 no Brasil, segundo o Disque 100 e Ligue 180, a cada uma hora, uma denúncia desta espécie foi registrada. O número pode ser bem maior, uma vez que este crime, muitas vezes, não é denunciado por medo ou até mesmo por não se conhecer os sinais. 

“A violência sexual infantil é um crime silencioso, que causa profundos traumas, dores e cicatrizes nas vítimas. Em muitos casos, acontece ali mesmo dentro de casa e é cometido por quem menos se espera. A Campanha Pode Ser Abuso sensibiliza a sociedade sobre o tema e orienta como agir. O engajamento de empresas e de municípios, como Pouso Alegre, revela o comprometimento de todos na luta pela erradicação deste crime”, enfatiza Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

O SEU MUNICÍPIO TAMBÉM PODE MUDAR O FUTURO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Compartilhe os materiais nas redes sociais com a hashtag da campanha #PODESERABUSO da Fundação Abrinq, e convide sua rede de contatos a conhecerem os sinais que indicam possíveis casos de violência sexual e como denunciar.

Vamos juntos mudar este cenário. A sua participação é muito importante!
 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais