Notícias

Crianças e internet: o que fazer para assegurar que a web seja um lugar seguro

23/01/2023
Crianças e internet: o que fazer para assegurar que a web seja um lugar seguro

Hoje em dia, para grande parte das pessoas, é difícil imaginar um mundo sem internet. A rede mundial de computadores não está apenas presente nos tempos de lazer, como quando se assiste a um serviço de streaming ou utiliza as redes sociais, mas também é necessária em muitas atividades profissionais e até educacionais.

Quando se considera a situação das crianças, seres humanos em desenvolvimento, é inevitável que elas, em algum momento do começo das suas vidas, sejam expostas à internet de alguma maneira. No entanto, ainda que esta ferramenta possa ser verdadeiramente útil para o amadurecimento dos pequenos, é preciso que os pais ou responsáveis estejam atentos para que o contrário não ocorra.

Privacidade e segurança

Um dos principais pontos que os adultos devem considerar quando deixam as crianças usarem a web é que este pode ser um lugar muito perigoso para elas. Há muitas pessoas mal-intencionadas na internet que, munidas de informações sensíveis, como endereço e fotos pessoais, por exemplo, podem causar grandes impactos negativos em suas vítimas.

Para evitar que as crianças sofram prejuízos, é preciso que seu acesso à rede seja monitorado constantemente pelos responsáveis para que elas não acabem navegando por sites perigosos ou conversando com estranhos. Assim, fica minimizado o risco de que os pequenos cedam informações pessoais ou se exponham a hackers, sequestradores ou pedófilos.

Qualidade do conteúdo

Na internet, as crianças podem ter acesso a conteúdos adequados às suas respectivas idades, o que pode ser muito benéfico para o seu desenvolvimento. Existem muitas fontes que produzem materiais específicos para este fim, sendo papel dos responsáveis tanto descobrir e apresentá-los às crianças quanto evitar que elas sejam expostas a conteúdos que possam prejudicar o seu crescimento.

Mais uma vez, o monitoramento constante é uma saída para este problema, pois são os adultos que têm maior discernimento para entender quais conteúdos são apropriados e podem realmente ajudar as crianças. É preciso que os responsáveis estejam sempre atentos ao que está sendo oferecido na internet e ao que seus filhos estão acessando, para que saibam entregar o melhor conteúdo e possam afastá-los de materiais inapropriados.

Desenvolvimento pessoal

Por fim, ainda que hoje em dia seja natural que as crianças utilizem a internet de uma forma ou de outra, é fato que o seu uso em excesso pode acabar trazendo muitos prejuízos para elas. Quanto mais usam a web, menos tempo passam se ocupando com atividades essenciais para seu desenvolvimento, como brincadeiras ao ar livre e socialização com outras crianças.

É papel dos responsáveis estabelecer limites de uso para os pequenos a fim de que tenham tempo para estas outras práticas. No entanto, é igualmente importante que os adultos estabeleçam uma relação de confiança com as crianças e expliquem com clareza as razões para estas regras, para que sejam seguidas mesmo quando os responsáveis não estão por perto para garantir o seu cumprimento.

Tags

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais