Notícias

#PodeSerAbuso – Assista a live e saiba como proteger crianças da violência sexual

12/05/2021
#PodeSerAbuso – Assista a live e saiba como proteger crianças da violência sexual

A Campanha Pode Ser Abuso, da Fundação Abrinq, deste ano quer conscientizar a sociedade para os sinais que podem indicar possíveis casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, bem como reforçar o papel da sociedade na proteção da infância e da adolescência.

Para falar sobre o tema, a Fundação Abrinq organizou no dia 11 de maio, uma live com especialistas, em seu canal do Instagram. Foram convidados, o advogado Ariel de Castro Alves, referência em Direitos da Infância e Adolescência, e a psicóloga Rosemary Myahara, especialista em violência sexual infantil.

Durante a live foram abordados diversos assuntos sobre a temática, como: o cenário da violência durante a pandemia, subnotificação de denúncias, identificação de possíveis casos de violência sexual, quais são os sinais mais comuns, a cultura do medo e as consequências da violência.

Sobre os sinais que indicam que a criança ou o adolescente podem ser  vítimas de violência sexual, Rosemary esclarece que “existem os sinais muito específicos, quando você estranha que aquela criança esteja apresentando um comportamento atípico para a idade dela, como por exemplo, a masturbação de forma compulsiva; e há aqueles alertas não específicos, mas que também merecem atenção, como: xixi na cama, transtornos alimentares ou de sono, agressividade e questões depressivas, que podem estar ligados a uma questão emocional ou a violência sexual. Por isso é importante a avaliação da criança e, a partir daí, configurar se é um caso de violência sexual”.

Ariel de Castro ressalta que é preciso ter cautela com as denúncias e estas devem ser feitas aos órgãos oficiais e especializados. “Temos casos de denúncias que são inverídicas, ou de alienação parental (conflitos entre o casal), que acabam repercutindo na vida das crianças, muitas vezes sendo estimuladas a denunciarem o pai ou mãe. Por isso, a importância de pessoas especializadas na condução destes casos”. 

Confira a live na íntegra com os especialistas, no Instagram da Fundação Abrinq.

Baixe o material completo da campanha. Compartilhe com familiares, amigos e sua rede de contatos as informações e dicas sobre o tema.

Vamos acabar com este crime! Denuncie! Disque 100 ou Ligue 180
 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais