Notícias

#PodeSerAbuso – Assista a Live e saiba mais sobre o papel da sociedade no combate à violência sexual infantil

20/05/2021
#PodeSerAbuso – Assista a Live e saiba mais sobre o papel da sociedade no combate à violência sexual infantil

A live desta terça (18), da Campanha Pode Ser Abuso discutiu o papel da sociedade na proteção das crianças e adolescentes, nos casos de violência e abuso sexual. O evento contou com a participação dos conselheiros tutelares do município de Taboão da Serra (SP), Paulo Barcelos e Hércules Macedo, e da coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Promotoria da Infância e Juventude da Bahia (CAOP- BA), Marcia Rabelo.

Durante a live, os profissionais foram unânimes em afirmar que o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é um dever de toda a sociedade.

Paulo recomenda que, “ao tomar conhecimento dessa situação, é necessário que as pessoas busquem socorro rápido e procurem os canais de denúncia que darão o encaminhamento correto ao caso”.

A coordenadora do CAOP, Marcia, esclareceu quais são os sinais demonstrados por crianças e adolescentes que podem indicar que estão sofrendo algum tipo de abuso ou violência sexual.  “É preciso estar atento ao comportamento das crianças e procurar ajuda o quanto antes. Isso é muito importante”.

Chega de Violência

Na  data em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes – 18 de maio,  a Fundação Abrinq lançou o e-book “Chega de Violência – Manual sobre como proteger as crianças e adolescentes da violência sexual”, com informações e orientações sobre o tema, como: as principais formas de violência, os sinais mais comuns, as consequência da violação, o papel da sociedade no combate a este crime e os canais de denúncia.

Confira a live  na íntegra, pelo Instagram da Fundação Abrinq.

Baixe o material completo da campanha. Compartilhe com familiares, amigos e sua rede de contatos as orientações e dicas sobre o tema.

Vamos acabar com este crime! Denuncie! Disque 100 ou Ligue 180.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais