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Projeto Construindo Futuros está ativo em 27 escolas e beneficiará 2.353 adolescentes

24/05/2022
Projeto Construindo Futuros está ativo em 27 escolas e beneficiará 2.353 adolescentes

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preveem ao estudante, ao sair do ensino fundamental, a possibilidade de escolher o itinerário formativo que melhor condiz com seus objetivos para o futuro. No entanto, para que ele chegue ao ensino médio apto para fazer a escolha, a BNCC também recomenda que todos os alunos do ensino fundamental – anos finais criem um projeto de vida.

Na BNCC, o projeto de vida é descrito como uma atividade fundamental para que o estudante vivencie experiências que possibilitem que ele entenda as suas aptidões, construa expectativas para o futuro do trabalho e faça escolhas com liberdade, consciência crítica, autonomia e responsabilidade.

Para estimular e viabilizar os projetos de vida dos adolescentes do 9º ano do ensino fundamental, a Fundação Abrinq desenvolve desde o ano passado, com apoio da EPSON, o Projeto Construindo Futuros. Por meio da iniciativa, a organização auxilia professores e, consequentemente, alunos de escolas estaduais de São Paulo a compreenderem e elaborarem os projetos.

“Os adolescentes precisam ser protagonistas de suas escolhas e de seus projetos de vida. O objetivo do projeto é orientar esse processo de decisão e conhecimento, que eles possam pensar e colocar em prática suas ideias e saibam que suas decisões são importantes”, relata Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

Em 2021, foram beneficiados 929 adolescentes da rede estadual de Carapicuíba e Cotia. Participaram da formação, 11 profissionais da Educação dos municípios. Ao término do projeto, foi realizado o evento Roda Viva das Profissões, com o apoio do Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, em todas as escolas para ajudar na identificação e no reconhecimento dos sonhos dos adolescentes. Na ocasião, voluntários de diferentes áreas compartilharam suas trajetórias profissionais, por vezes pessoais, e apresentaram diferentes possibilidades aos estudantes.

27 escolas em 2022

O projeto está ativo em 27 escolas integrantes das diretorias de ensino de Carapicuíba que engloba o município de Cotia, e Itapecerica da Serra, que atende também as cidades de Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra e Juquitiba. Ao todo, 2.353 adolescentes serão beneficiados.

Os encontros iniciais do projeto aconteceram em 30 de março, na diretoria de ensino de Itapecerica da Serra e, em 1º de abril, em Carapicuíba. Na ocasião foram apresentadas as temáticas que serão abordadas, os objetivos e o cronograma da formação.

Os professores responsáveis pela disciplina em cada escola participam de uma formação, com carga horária de 80 horas, dividida em oito módulos, ministradas de abril a dezembro, sobre O projeto de vida e o papel do professor; Projeto de vida: o adolescente e o educador; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Projeto de vida: cidadania participativa; Projeto de vida e ações interdisciplinares; Habilidades socioemocionais; Aprendizagem baseada em problemas e Avaliação.

Os primeiros módulos foram realizados em abril e maio. “O projeto é excelente. As formações são fonte de conhecimento para nós, professores, que vamos abordar os temas com os alunos. A troca de experiências também é muito importante”, conta Carine Marques, professora de História do ensino fundamental - anos finais, da Escola Estadual Vila São Joaquim II, do município de Cotia.

No encontro foi realizada a distribuição do Guia do professor, Caderno do estudante  e Kit de cartas, materiais de apoio para o planejamento e a execução das aulas com conteúdos sobre a BNCC, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os Quatro Pilares da Educação.

“O material é fantástico e rico em informações, como habilidades socioemocionais com os adolescentes, que é um assunto atual. O Guia do Professor nos prepara para lidar com possíveis dificuldades que possam surgir no decorrer do curso”.

Conheça as escolas que participam do projeto em 2022:

Carapicuíba

EE Supervisor Paulo Idevar Ferrarezi

EE Professor Luiz Pereira Sobrinho

EE Desembargador Edgard de Moura Bittencourt

EE Professor Natalino Fidêncio

EE Professora Cecília da Palma Valentim Sardinha

Cotia

EE República da Costa Rica

EE Zacarias Antônio da Silva

EE Vila São Joaquim II

EE PEI Professora Antonieta Di Lascio Ozeki

EE Roque Savioli

EE Batista Cepelos

EE PEI Fernando Nobre

EE Deputada Conceição da Costa Neves

Embu Guaçu

EE Bairro Boa Vista

EE João Ortiz Rodrigues

EE Leonice de Aquino Oliveira

EE Professor Levi Pereira Martins

Itapecerica da Serra

EE Isabel, a Redentora

EE Joaquim Fernando Paes Barros Neto

EE Leda Felice Ferreira

EE Professor Massako Higashioka

EE Matilde Maria Creem

EE Sophia Maria Januária Amaral

EE Asa Branca

São Lourenço da Serra

EE Governador André Franco Montoro

EE Marianinha de Queiroz

Juquitiba

EE Bairro das Palmeiras

 

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