Notícias

Conheça os projetos vencedores da 24ª edição do Prêmio Criança

19/10/2022
Conheça os projetos vencedores da 24ª edição do Prêmio Criança

A 24ª edição do Prêmio Criança chegou ao fim no dia 19 de outubro, com a realização de evento online para divulgação dos três projetos vencedores. A Fundação Abrinq parabeniza e agradece também todas as 55 instituições que inscreveram suas iniciativas com o objetivo de receber o reconhecimento da organização.

A cerimônia foi apresentada por Marta Cavalheiro, coordenadora de programas e projetos da Fundação, e também contou com a presença de Karen Scavacini, que palestrou sobre a importância de se promover a saúde mental desde a infância.

Scavacini é doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Saúde Pública, com foco na área de Prevenção ao Suicídio e Promoção de Saúde Mental, pelo Instituto Karolinska, da Suécia, especialista em Gestalt Terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae e bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Paulistano.

“É importante que cada vez mais instituições se unam para fazer o advocacy com o objetivo de pensar como a política pública está sendo feita hoje no país. Dessa forma, poderão influenciar para que haja mais apoio, cuidado e um olhar atento para a saúde mental da criança e do adolescente”, explica a palestrante.

Nesta edição, puderam participar apenas organizações da sociedade civil que desenvolvem projetos voltados à saúde mental de crianças e adolescentes e realizados há pelo menos 12 meses. Para saber mais detalhes sobre todas as etapas do Prêmio Criança 2022, clique aqui.

Scavacini ainda conclui: “Eu digo para vocês: conheçam as instituições que estão aqui, se conversem e formem redes de cuidado. Precisamos dar as mãos porque estamos falando de uma situação que ninguém vai conseguir resolver sozinho e, quando trabalhamos juntos, conseguimos ter mais força”.

Confira as iniciativas ganhadoras:

1º Lugar: Um Olhar Integral sobre a Saúde Mental

O projeto vencedor da 24ª edição do Prêmio Criança é de autoria da Casa Pequeno Davi, organização situada em João Pessoa – PB. A iniciativa é responsável por atender 322 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 18 anos, que sofrem com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista, nanismo ou transtorno do desenvolvimento das habilidades escolares.

O atendimento acontece por meio do oferecimento de espaços de acolhimento, escuta qualificada e acompanhamento psicoterápico, bem como pelo desenvolvimento de oficinas de música, teatro, dança, letramento digital, letramento social, mediação de leitura, web rádio, técnicas audiovisuais e dinâmicas de autocuidado.

A iniciativa também realiza processos de formação e reflexão sobre saúde mental, autocuidado e desenvolvimento de habilidades socioemocionais com educadores e profissionais da rede local, além de colaborar com o desenvolvimento de competências familiares, como habilidades socioemocionais, autocuidado e saúde mental de familiares das crianças e adolescentes atendidos por meio de ações em grupo e rodas de conversas.

2º Lugar: Fazendo a Diferença

A iniciativa elaborada pelo Sistema de Apoio à Saúde São Rafael, da cidade de Maringá – PR, conquistou o segundo lugar na 24ª edição do Prêmio Criança. São 60 vítimas de violência sexual atendidas, na faixa etária de 1 a 18 anos, que apresentam sintomas como ansiedade, depressão, autolesão ou ideação suicida.

O projeto oferece atendimento psicoterápico individual às crianças e aos adolescentes encaminhados pela rede de proteção do município de Maringá e região, além de atendimento social às respectivas famílias. Para isto, a organização conta com quatro psicólogas contratadas que cuidam de 15 pacientes cada uma.

Os atendimentos prestados pelo projeto às vítimas de violência são contínuos e sem limitação de número das sessões psicoterápicas. O paciente só recebe alta quando o profissional responsável avalia que realmente houve melhora e superação dos sintomas inicialmente apresentados, momento em que é feita a contra referência ao serviço de atenção à violência que inicialmente realizou o encaminhamento.

3º Lugar: Circo Multicor - Promovendo a saúde emocional de crianças e adolescentes no realinhamento da saúde mental e física, em tempos de COVID-19

O Instituto de Arte e Educação Circo Multicor, de Beberibe – CE, é autora do projeto que conquistou o terceiro lugar nesta edição do Prêmio Criança. O atendimento é direcionado a 94 crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, que apresentam transtornos de ansiedade, depressão, autolesão ou ideação suicida.

O projeto oferece atendimento psicossocial aos atendidos, além de realizar atividades multiculturais e artísticas, como teatro, música e capoeira, que promovem a valorização dos talentos, das inteligências e capacidades individuais. Também promove atividades de cuidado com a saúde emocional e a articulação com a rede socioassistencial e de saúde para acompanhamento das famílias dos atendidos.

As atividades artísticas e culturais buscam contribuir na prevenção das doenças mentais e equilíbrio emocional a partir de uma estratégia metodológica lúdica e de socialização com potencial terapêutico. Por outro lado, as práticas terapêuticas em si têm o objetivo de fortalecer o equilíbrio emocional, por meio do compartilhamento de experiências de vida e sabedorias com integração, autoconhecimento, ajuda mútua e empatia.

Conheça mais sobre os projetos e suas metodologias clicando aqui.

Veja outras notícias sobre esta edição do Prêmio Criança:

Fundação Abrinq inicia processo de avaliação dos projetos inscritos no Prêmio Criança 2022

Fundação Abrinq dá início à segunda etapa de avaliação do Prêmio Criança 2022

Dez projetos seguem na disputa pelo reconhecimento da Fundação Abrinq no Prêmio Criança 2022

Vencedores do Prêmio Criança 2022 serão divulgados em evento online da Fundação Abrinq no dia 19 de outubro

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais