Notícias

Saiba como a Fundação Abrinq atuou para transformar a realidade de Luiz Fernando

02/06/2022
Saiba como atuamos para transformar a realidade de Luiz Fernando

Luiz Fernando é um adolescente de 16 anos que reside em Trancoso, cidade litorânea do estado da Bahia e deseja trabalhar futuramente como profissional da área de Tecnologia de Informação. Ele sabe que para alcançar este sonho é necessário estudo e qualificação. Este suporte, tem recebido da Associação Despertar Trancoso.

A organização passou a integrar o Programa Nossas Crianças em setembro do ano passado e, dessa forma, recebe o nosso apoio técnico e financeiro para a realização do projeto Despertar: Uma proposta de qualificação profissional para a transformação da realidade da comunidade de Trancoso, que visa disponibilizar cursos profissionalizantes como atendimento e serviço de garçom, recepção, turismo sustentável, inglês, empreendedorismo social, audiovisual, informática e cidadania para 400 adolescentes, entre 15 e 17 anos, beneficiados pela instituição.

Luiz Fernando realizou o curso de atendimento e serviço de garçom, que encerrou em março deste ano, para se preparar para o futuro mercado de trabalho. “Acho muito importante fazer cursos de capacitação. Trancoso não tem formações para adolescentes da minha idade e a Associação Despertar oferece uma oportunidade de ampliar o conhecimento para que, quando tiver a chance de entrar no mercado de trabalho como aprendiz, tenha qualificação em meu currículo e conhecimento adquirido. Abrirá muitas portas”, comenta o adolescente.

No curso, que teve a duração de seis meses, o adolescente aprendeu sobre os tipos de utensílios de cozinha e de mesas, atendimento ao cliente e dicas para o seu desenvolvimento, como empatia e marketing pessoal. “Este último módulo foi o que eu mais gostei, pois fala sobre passarmos uma imagem positiva de nós mesmos”, explica.

curso
Luiz Fernando, no curso de atendimento e serviço de garçom: empatia e marketing pessoal

Capacitação profissional

“Iniciamos o nosso trabalho em 2010, atuando como um projeto e, um ano depois, percebendo a necessidade da comunidade de Trancoso, formalizamos a abertura da organização. O foco de nossa atuação são os cursos de capacitação profissional, uma vez que o município é um destino turístico e a falta de mão de obra qualificada foi um dos grandes motivadores para a criação dos cursos. Os moradores não ocupavam os cargos de recepção e gerência nas pousadas e nos estabelecimentos turísticos, pois a queixa era de que não havia mão de obra qualificada local e contratavam trabalhadores de outros municípios”, conta Kelly Paduin, turismóloga e fundadora da associação.

A oferta de cursos cresceu e, atualmente, a organização conta com cinco núcleos de capacitação, com diversas oficinas: turismo sustentável (recepção hoteleira, atendimento ao cliente, idiomas, garçom, culinária e turismo de base comunitária); educação ambiental; arte e cultura; esportes; comunicação e tecnologia social.

Kelly acredita que a oferta de cursos de capacitação para adolescentes seja o caminho para o desenvolvimento educacional deles. “Eles têm a oportunidade de realizar oficinas de dança, música e teatro e, ao mesmo tempo, cursos de idiomas, turismo e educação ambiental que serão importantes no futuro”, finaliza.

Sonhos

Luiz Fernando mora com o pai, é filho único, está no 1º ano do ensino médio e já pensa no próximo curso que realizará na associação. “Vou me matricular no Inglês. Quero aprender um idioma, pois sei que será muito importante para meu sonho de trabalhar como profissional de TI. Estou investindo no meu futuro”.

Conheça outras iniciativas como esta no site www.nossashistorias.org.br.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais