Notícias

Saiba por que a família e a escola são importantes aliadas para o desenvolvimento das crianças

24/04/2023
Saiba por que a família e a escola são importantes aliadas para o desenvolvimento das crianças

Desde 2001, o dia 24 de abril é marcado pela comemoração do Dia Nacional da Família na Escola, uma data escolhida para sensibilizar a sociedade sobre a importância da participação dos pais ou responsáveis na vida escolar das crianças. Dados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb) daquele ano indicaram que a evasão escolar era menor quanto mais presente era a família na educação dos pequenos.

É sabido por muitos que a escola tem papel fundamental na vida das pessoas. Oliver Lima, pedagogo especialista em educação infantil, conta que o ambiente escolar é um local propício para promover a educação desenvolvente, ou seja, o processo intencionalmente organizado e capaz de impulsionar positivamente o desenvolvimento das crianças.

“Quando esta perspectiva é interiorizada pelos profissionais que atuam nas escolas, a organização dos espaços, a seleção dos materiais, a gestão dos tempos da criança, as relações sociais de qualidade, a escuta ativa e as intervenções positivas dos adultos favorecem a aprendizagem”, explica.

De modo geral, pode-se entender que a escola tem a responsabilidade de fornecer um ambiente seguro e acolhedor para as crianças, estimular o desenvolvimento cognitivo, social e físico, promover a criatividade e a imaginação e trabalhar em parceria com os pais na educação dos filhos.

Saiba mais sobre o tema da educação infantil

Conheça os quatro pilares da Educação fundamentais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes

Fique atento aos sinais de ansiedade em crianças e adolescentes no retorno às aulas

Entenda os benefícios da escola para crianças e adolescentes além da Educação formal

A família e a escola

“À família cabe o papel principal de cuidar e educar os filhos, ainda que este processo se estenda por toda a sociedade, principalmente pelas instituições de ensino”, afirma Oliver Lima. Além disso, é direito da criança a convivência familiar e a formação dos vínculos afetivos, essenciais para a constituição da sua personalidade.

No entanto, quando a família não se encarrega desta função, a tarefa acaba recaindo sob outros meios sociais, como a própria escola. “Independentemente da configuração que a família assuma, é necessário que ela cumpra o seu papel de cuidar, amar, educar, impor limites e suprir necessidades de seus filhos em todos os aspectos”, ressalva Oliver.

Para atuar em união com a família e a escola, o especialista também ressalta a importância do Estado na formação das crianças. Segundo ele, ações intersetoriais bem articuladas e planejadas, bem como outras políticas públicas que zelem pelas condições dignas de vida e pela equidade social são decisivas para atender as crianças em todos os aspectos.

Em concordância com o proposto pelo Dia Nacional da Família na Escola, o pedagogo ressalta que, embora cada uma destas instâncias tenha papéis específicos na garantia do desenvolvimento integral das crianças, o desafio é fortalecer ações conjuntas e complementares capazes de assegurar todos os seus direitos.

“Quando as ações em favor do pleno desenvolvimento das crianças são realizadas de forma integrada, há mais eficiência e eficácia, ganha-se tempo, gasta-se menos e se alcançam resultados mais promissores”, finaliza Oliver.

Assim, a comunicação aberta e frequente, a participação dos pais na vida escolar dos filhos e a identificação e apoio para as dificuldades de cada criança são essenciais no relacionamento da família com a escola. É apenas reconhecendo a responsabilidade conjunta na educação das crianças, com uma atuação cooperativa, que ambos podem promover o pleno desenvolvimento dos pequenos.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais