Notícias

Veja quando serão as campanhas de vacinação para crianças e adolescentes

14/03/2023
Veja quando serão as campanhas de vacinação para crianças e adolescentes

No dia 27 de fevereiro, tiveram início as ações previstas pelo Programa Nacional de Vacinação 2023, cujo cronograma foi divulgado no final de janeiro pelo Ministério da Saúde. A campanha oferecerá vacinas contra COVID-19, Influenza, poliomielite e sarampo e priorizará, entre outros grupos, as crianças e os adolescentes.

O Dr. Eduardo Jorge, médico do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), vinculado à Sociedade de Pediatria e professor universitário no tema da vacinação, conta que as coberturas vacinais vêm caindo no Brasil desde 2015. “Em 2020, a cobertura vacinal por grupo alvo para poliomielite foi de 75,88% e para a segunda dose de tríplice viral de 62,75%”, relata.

A hesitação vacinal já foi responsável pela volta de doenças antigamente erradicadas, como o sarampo, e pode levar ao retorno de outras doenças perigosas para as crianças e os adolescentes, como rubéola, poliomielite e difteria. “As causas do fenômeno são multifatoriais e incluem questões estruturais, de capacitação profissional, preocupação com os eventos adversos, ausência de memória da gravidade das doenças infectocontagiosas, ideologias religiosas e/ou filosóficas, além da confiança abalada da população causada pela desinformação, informações insuficientes ou informações pseudocientíficas e falsas”, explica o médico.

A Campanha de Vacinação 2023 tem o intuito de reverter este quadro. Confira abaixo mais informações sobre as doenças abordadas pela iniciativa e sobre quando as crianças e os adolescentes deverão tomar os imunizantes:

COVID-19

A COVID-19 é uma infecção respiratória causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela pandemia dos últimos anos. Os casos da doença podem ser classificados em assintomáticos, leves, moderados, graves e críticos.

O Programa Nacional de Vacinação 2023 prevê que crianças e adolescentes, de 6 meses a 17 anos, deverão tomar o imunizante a partir de março.

Influenza

É uma infecção do sistema respiratório, causada pelo vírus da Influenza e com grande potencial de transmissão. Os principais sintomas são febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça, sendo que, nos piores casos, pode evoluir para uma pneumonia.

Segundo o calendário do programa, adolescentes em medidas socioeducativas e crianças de 6 meses a 4 anos deverão tomar a vacina contra Influenza a partir de abril.

Poliomielite

Também conhecida como “paralisia infantil”, é uma doença contagiosa que, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção da doença e, por isso, todas as crianças com menos de 5 anos devem ser imunizadas.

De acordo com a programação, haverá ações para que as crianças tomem a vacina contra a poliomielite a partir de maio.

Sarampo

É uma doença infecciosa grave causada por um vírus. Pode ser fatal e a vacina é o único meio de evitar o sarampo. Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

As campanhas de vacinação contra o sarampo acontecerão junto com as de poliomielite, a partir de maio.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais