vacinação infantil

Escrito em 14/03/2023
Veja quando serão as campanhas de vacinação para crianças e adolescentes

No dia 27 de fevereiro, tiveram início as ações previstas pelo Programa Nacional de Vacinação 2023, cujo cronograma foi divulgado no final de janeiro pelo Ministério da Saúde. A campanha oferecerá vacinas contra COVID-19, Influenza, poliomielite e sarampo e priorizará, entre outros grupos, as crianças e os adolescentes.

Escrito em 12/12/2022
Veja as seis vacinas que as crianças não podem deixar de tomar

A vacinação é uma etapa muito importante na vida de qualquer pessoa, na medida em que as vacinas protegem o corpo humano contra vírus e bactérias que causam uma grande variedade de doenças. Os imunizantes também impactam positivamente toda a comunidade, pois quanto mais pessoas são vacinadas, menores são as chances de qualquer um adoecer, mesmo quem não se protegeu.

Escrito em 17/08/2022
Brasil promove Campanha de Vacinação contra Poliomielite

O Brasil é um país com histórico de erradicação de diversas doenças, como varíola, rubéola e a síndrome da rubéola congênita (SRC), por meio de campanhas de vacinação organizadas e amplamente realizadas em todo seu território. No entanto, desde 2017, os Indicadores de Vigilância Epidemiológica passaram a demonstrar uma queda na cobertura vacinal em todo o país. Este problema contribuiu para o aparecimento de novos casos de sarampo e pode contribuir, também, para o ressurgimento de doenças previamente erradicadas em território nacional.

Escrito em 01/11/2021
Conheça a importância de manter a vacinação das crianças em dia

As vacinas são fundamentais para prevenir doenças, pois estimulam a produção de anticorpos contra vírus e bactérias causadoras de doenças graves. Dessa maneira, ao tomar uma vacina, se induz uma proteção antes de ter contato com qualquer ameaça ao organismo.

A vacinação infantil é uma etapa fundamental para o desenvolvimento saudável de todas as crianças, é obrigatória no Brasil, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o não cumprimento dessa obrigação pode acarretar em penalidades, por exemplo, a suspensão de benefícios como o Bolsa Família.