Notícias

Veja como foi o webinar Construindo Futuros: da creche ao ensino médio, da Fundação Abrinq

05/10/2022
Veja como foi o webinar Construindo Futuros: da creche ao ensino médio, da Fundação Abrinq

Na última sexta-feira (30/9), a Fundação Abrinq realizou o webinar Construindo Futuros: da creche ao ensino médio com o intuito de proporcionar conhecimentos sobre a trajetória e importância da Educação desde os primeiros anos de vida até o final da adolescência. O evento foi aberto para todas as pessoas que tivessem interesse na temática.

Em um primeiro momento, o webinar focou em temáticas relacionadas à Educação na primeira infância, contando para isto com as apresentações de Silvana Augusto, assessora pedagógica, e de Oliver Lima, assessor técnico-pedagógico. Em seguida, os professores Jessé Cruz e Simone Succi palestraram sobre a Educação na juventude.

Silvana inaugurou as discussões explicando a importância do brincar para as crianças em seus primeiros anos de vida e como, por meio desta prática, elas desenvolvem as suas próprias compreensões do mundo. “Cuidar da brincadeira na infância é cuidar de um fio de desenvolvimento que vem lá de trás, na creche, vai até o final do ensino médio e avança para a vida adulta”, conclui.

Oliver, por sua vez, continuou falando sobre o papel fundamental das brincadeiras para o processo de amadurecimento dos pequenos e também apresentou o conceito das cidades brincantes, aquelas cujos espaços públicos são pensados para o aproveitamento das crianças. Ao final, o palestrante reforçou: “Eu sei que o país está carente de muitas urgências, mas precisamos inserir esta proposta na pauta de prioridades como política pública”.

Sobre a Educação no período da juventude, Jessé enfatizou a importância do autoconhecimento para os jovens neste momento em que estão prestes a entrar na vida adulta e qual o papel do professor neste processo. “A escola não pode ser um local de transmissão de conhecimento, mas um local de crescimento do ser. Ou seja, ‘quem eu sou?’, ‘quem eu quero me tornar?’, ‘quais as minhas habilidades?’, ‘quais as minhas vulnerabilidades?’”, resume.

O desenvolvimento para a vida adulta e o papel da escola no processo de entendimento dos próprios desejos e anseios foram temas abordados com maior profundidade por Simone. Sobre a importância das novidades previstas na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que está sendo implementada nas escolas pelo Brasil, explicou: “O Projeto de Vida tem a grande finalidade de ligar aquilo que eu sou hoje com aquilo que eu quero ser no futuro”.

O webinar foi transmitido pelo canal do YouTube da Fundação Abrinq e, para assisti-lo, basta clicar no vídeo abaixo:

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais