Notícias

Empresa Amiga da Criança: West Cargo transporta gratuitamente vacinas contra a COVID-19

07/07/2021
Empresa Amiga da Criança: West Cargo transporta gratuitamente vacinas contra a COVID-19

Empresa Amiga da Criança desde 2006, a West Cargo, especialista no transporte rodoviário e aduaneiro, carrega em seu DNA a importância de realizar ações sociais em benefício das comunidades onde atua. 

Desde o início da pandemia, a empresa já participou de inúmeras iniciativas com um único objetivo: ajudar as pessoas que estão sofrendo os impactos para além da crise sanitária. Para isso, doou cestas básicas para famílias que precisavam de apoio e também realizou o transporte gratuito de inúmeras doações feitas por parceiros. No ano passado, a empresa chegou a transportar mais de 3 mil máscaras de São Paulo - SP até Curitiba - PR por meio do Projeto Juntos no Combate

“Nós realizamos diversas ações para ajudar a população com maior vulnerabilidade social, quem está passando alguma necessidade. Muitas pessoas e famílias ficaram desempregadas ou tiveram suas rendas reduzidas e o que conseguimos fazer para melhorar um pouco as condições delas, nós temos feito, buscando sempre contribuir nas comunidades onde estamos localizados”, conta Kelly Martins, gerente administrativa da West Cargo. 

No entanto, a West Cargo foi além e decidiu usar a sua expertise para ajudar no combate ao maior inimigo do momento: o Coronavírus. A empresa não só esteve presente como realizou a distribuição do primeiro lote da CoronaVac, uma das vacinas contra a COVID-19 disponíveis no Brasil. Desde então é a responsável por levar do Instituto Butantan ao Ministério da Saúde ou ao Centro Logístico do Governo de São Paulo, as milhares de doses de esperança.  

Toda a logística é realizada de forma gratuita e não gera nenhum custo para o governo. Até o momento já foram transportadas mais de 52 milhões de doses e a empresa afirma que manterá a parceria pelo menos até o final do ano. 

“Nos colocamos à disposição para fazer as distribuições gratuitas e realmente é custo zero para o governo, não cobramos seguro de carga, combustível, nada”, comenta. 

O objetivo da West Cargo é contribuir para o término da pandemia e, com esta ação, é possível dizer que a empresa possui um papel fundamental no enfrentamento do vírus. 

“O começo foi bem emocionante para nós. Foi um marco ver que estávamos transportando a esperança, levando uma luz no fim do túnel diante de um cenário tão complicado que é a pandemia. Quando as operações começaram, foi uma comoção muito grande. Em alguns lugares, nós encontrávamos as pessoas chorando para receberem as primeiras entregas. Já são mais de cinco meses de operações e a emoção acontece a cada embarque, a cada transporte”, relata Kelly. 

“Durante 15 anos acompanhamos muitas ações de responsabilidade social da West Cargo e, para nós, é um orgulho muito grande ver o engajamento e comprometimento da empresa para solucionar um problema que é de todos. O principal objetivo do Programa Empresa Amiga da Criança é mobilizar as empresas para promoverem os direitos das crianças e dos adolescentes e contribuir para o enfrentamento da pandemia, além de essencial, é uma forma de garantir um bom futuro para eles. Ficamos muito felizes e emocionados quando soubemos da ação”, comenta Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.  

O transporte das vacinas na prática

Para realizar o transporte das vacinas contra a COVID-19 é necessário seguir alguns critérios como possuir licença da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ter um farmacêutico responsável e um técnico trabalhando diretamente na empresa, entre outras ações. 

A West Cargo já possuía operações com mercadorias sensíveis como medicamentos, insumos farmacêuticos e produtos correlatos, por isso, já estava preparada para assumir o transporte da CoronaVac. No entanto, alguns cuidados adicionais foram necessários.

“Para transportar as vacinas, a empresa precisa estar regular com todas as liberações mandatórias. Os caminhões passam por uma desinfecção, por controle de pragas e por uma qualificação térmica, que é todo um estudo técnico para garantir a temperatura adequada ao produto sensível. Os nossos funcionários são treinados e a nossa equipe de operações acompanha em tempo real a temperatura e o transporte da carga ultrassensível”, explica. 

Kelly também relata que alguns motoristas ficam dedicados para o transporte das vacinas, a medida visa facilitar a ação, uma vez que já conhecem a rota e estão mais habituados com todos os procedimentos. 

Os caminhões carregam a identidade da campanha A vacina do Brasil e mobilizam as pessoas durante todo o trajeto: “Onde nós passamos as pessoas identificam que é o caminhão que está transportando as vacinas, então o público interage, buzina, aplaude. Os motoristas e todos os colaboradores se sentem bastante valorizados”, comenta. 

Empresa Amiga da Criança: West Cargo transporta gratuitamente vacinas contra a COVID-19
Fotógrafo: Leandro Leme. 

Segurança durante o trajeto

Para garantir que as doses da vacina cheguem em segurança ao Ministério da Saúde e ao Centro Logístico do Governo de São Paulo, os caminhões são escoltados durante todo o trajeto. 

“Todo medicamento acabado ou cargas que já estão prontas para o consumo têm um gerenciamento de risco mais abrangente, porque são produtos mais visados. No caso das vacinas, a visibilidade aumenta, então a escolta acontece por parte do próprio governo. Normalmente a tropa de choque, a polícia civil, militar ou federal acompanha os caminhões. Eles não transportam sem segurança”, afirma Kelly. 

A escolta não apenas garante a distribuição segura das vacinas como também otimiza a entrega, visto que com o apoio da polícia é feita a abertura do caminho para que os caminhões não fiquem parados no trânsito e consigam seguir o trajeto de maneira mais fluída. 

Atualmente, a West Cargo aguarda a liberação dos próximos lotes para seguir com as operações e continuar levando a esperança de dias melhores para todos os brasileiros. 

“Nós esperamos realmente que a pandemia passe rápido e o que buscamos com tudo isso é sentir que contribuímos, que pudemos de alguma forma ter feito a nossa parte”, finaliza Kelly. 

Entre em contato com a Fundação Abrinq e seja uma Empresa Amiga da Criança.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais