pandemia

Escrito em 28/01/2022
Volta às aulas presenciais: prevenção e cuidados com as crianças

O início do ano letivo chegou e, em muitos locais do Brasil, a volta às aulas presenciais voltaram a ser obrigatórias. A vacina contra a COVID-19 já está disponível para as crianças de 5 a 11 anos. Enquanto a imunização infantil é realizada aos poucos, ainda é preciso ter bastante cautela na retomada dos estudos em ambiente escolar.

Escrito em 12/11/2021
Relembre cinco hábitos para proteger as crianças da COVID-19 e de outras doenças

Muitas cidades do Brasil estão diminuindo as restrições de acordo com a queda no número de infectados e de óbitos ocasionados pela COVID-19. Neste momento, redobrar os cuidados para prevenir o contágio e um possível retrocesso nos indicadores é fundamental. 

A Fundação Abrinq reuniu algumas dicas para relembrar os principais hábitos que ajudam a proteger as crianças e os adolescentes de doenças e infecções como a gripe, H1N1, COVID-19 e tantas outras. 

1. Higiene aliada à saúde

Escrito em 10/11/2021
A fome não espera: Fundação Abrinq doa 593,9 toneladas de alimentos para famílias em todo o Brasil

Pensar em uma crise sanitária com o mesmo impacto da pandemia causada pelo Coronavírus, até 2019, era enredo de filmes de ficção. Quando o vírus começou a ser noticiado, parte da população pensou que seria apenas mais uma epidemia, sem poder para atingir todos os países e, caso isso acontece, não chegaria na mesma intensidade ao Brasil.   

Escrito em 24/09/2021
Covid-19: saiba como a variante Delta pode afetar as crianças e os adolescentes

Detectada pela primeira vez na Índia, em outubro de 2020, a mutação do vírus SARS-CoV-2 (causador da Covid-19), conhecida como variante Delta, já foi registrada em mais de 130 países, conforme divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em julho deste ano. Ela é considerada uma variante preocupante por ser mais transmissível do que as anteriores, o que a faz mais contagiosa do que a cepa original.

Escrito em 23/07/2021
Leitura: como a prática estimula o desenvolvimento das crianças e auxilia no estresse em meio à pandemia

A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores e quando estimulada desde a infância os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa. 

Escrito em 07/07/2021
Empresa Amiga da Criança: West Cargo transporta gratuitamente vacinas contra a COVID-19

Empresa Amiga da Criança desde 2006, a West Cargo, especialista no transporte rodoviário e aduaneiro, carrega em seu DNA a importância de realizar ações sociais em benefício das comunidades onde atua. 

Escrito em 24/05/2021
Doações de cestas básicas realizadas pela Fundação Abrinq chegam ao Sertão da Bahia

Localizada a 321 km da capital baiana, a cidade Ruy Barbosa possui pouco mais de 30 mil habitantes. Mas distantes das ruas pavimentadas, da água potável e até de políticas públicas, encontram-se centenas de famílias que vivem no extremo do município e sonham com a chance de ter uma vida melhor. A esperança, muitas vezes, é a única aliada delas. 

Escrito em 21/05/2021
Especialista fala sobre como manter as crianças e os adolescentes motivados durante as aulas remotas

O retorno às aulas continua sendo um desafio para o Brasil. Isso porque a insegurança na área da saúde e a incerteza quanto à modalidade de ensino geram muitas dúvidas e precisam de estratégias personalizadas, que levem em conta a realidade e as necessidades de cada local. 

Muitas escolas estão retomando gradualmente as aulas presenciais, algumas adotaram o formato híbrido (mescla entre aulas presenciais e online), limitaram a capacidade das turmas para até 50% dos alunos, outras optaram por deixar a frequência facultativa. 

Escrito em 06/05/2021
Covid-19 e as crianças: quais os sintomas e como protegê-las

Você sabe quais são os sintomas da Covid-19 nas crianças? Após um ano do início da pandemia do novo Coronavírus no Brasil, muitas pessoas têm dúvidas sobre os principais sintomas nos pequenos e nos adolescentes.  

A Fundação Abrinq conversou com a pediatra e intensivista, Maria Amparo Martinez Descalzo, Mestre em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), para saber como essa doença se manifesta nas diferentes faixas etárias e os cuidados com a prevenção. 

Os sintomas da Covid-19 são diferentes para cada faixa etária?

Escrito em 27/01/2021
Mais de 200 famílias receberam apoio durante a pandemia no Ceará

Localizado em Fortaleza (CE), o Instituto Arte e Cidadania do Ceará passou a integrar o Programa Nossas Crianças em setembro de 2019 e, dessa forma, receber o apoio técnico e financeiro da Fundação Abrinq para aprimorar o atendimento às 240 crianças, entre 0 e 3 anos, beneficiadas pela instituição.