Notícias

Com o apoio de voluntária, Igor, de 11 anos, recupera os dentes da frente

28/08/2020
Com o apoio de voluntária, Igor, de 11 anos, recupera os dentes da frente

Igor*, de 11 anos, atendido pela organização Pró Viver Obras Sociais e Educacionais, localizada em Santos (SP), foi uma das crianças beneficiadas pela Fundação Abrinq, por meio do Programa Adotei um Sorriso. A organização que o garoto frequenta atende aproximadamente 500 crianças e adolescentes, de 4 a 14 anos de idade, em unidades instaladas em cinco bairros da cidade, oferecendo refeições diárias, orientação nutricional, atividades de reforço escolar com oficinas lúdico pedagógicas, esportes, informática, dança, música, artesanato, educação de valores e recreação. 

Durante as atividades desenvolvidas no local, Igor sofreu uma queda e quebrou os dois dentes superiores, na parte da frente da boca. Preocupada com o possível bullying que o garoto viria a sofrer, a coordenadora da organização rapidamente se dispôs a procurar a ajuda.

“O Igor ficou muito triste. Fiquei com receio, pois ele já sofria com o bullying dos coleguinhas por ter problema com a fala. Ele vai em uma fonoaudióloga, inclusive. O contato com o Adotei um Sorriso foi a primeira coisa que pensei, porque a família não ia ter condições financeiras de levá-lo imediatamente ao dentista”, revela Rosangela Cunha, coordenadora da organização Pro Viver. 

Sem muitos recursos, Igor é morador do Morro da Penha, onde vive com a sua mãe. No contraturno escolar, passa o dia na Pró Viver, onde faz karatê, aula de música, reforço escolar e informática. 

Com o apoio da Fundação, Igor logo foi atendido pela dentista e voluntária amiga da criança, Dra. Diva Rolim, que realizou a restauração dos dentes superiores danificados. A voluntária entrou no programa no ano de 2003 e, desde então, atua com engajamento em prol da causa, buscando fazer a diferença na vida e saúde bucal das crianças e adolescentes.

“Ele chegou um pouco desconfiado e envergonhado pela situação dos dentinhos. Na nossa última consulta ele já estava todo à vontade na cadeira”, conta Diva.

Por conta do processo cuidadoso e qualificado da profissional, Igor logo recuperou os dentes e o sorriso no rosto. “Após terminar todo o tratamento, quando mostrei no espelho o resultado, ele ficou muito contente. Foi prazeroso mudar a situação dele”, descreve a dentista. 

Rapidamente, o menino voltou para as suas atividades normais na organização e teve sua autoestima elevada diante dos colegas. 

“A parceria com a Fundação possibilitou o pronto atendimento dessa criança e a recuperação de seus dentinhos. A alegria do Igor com seus dentes novos é que nos faz ter a certeza o quanto vale a pena investir nesses pequenos”, afirma a coordenadora da organização. 

Programa Adotei um Sorriso

Desde 1997, a Fundação Abrinq, por meio do Programa Adotei um Sorriso, promove o acesso à saúde para milhares de crianças e adolescentes pelo Brasil. Para isso, conta com profissionais da saúde que atendem de forma voluntária as crianças e os adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Você também quer ser um voluntário? Saiba mais aqui.

*Nome e imagem fictícios para preservar a identidade da criança.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais