Notícias

Fundação Abrinq e Fundação Salvador Arena possibilitam reformas em creches no Nordeste

29/04/2022
Fundação Abrinq e Fundação Salvador Arena possibilitam reformas em creches no Nordeste

Em fevereiro, a Fundação Abrinq deu início ao Edital 2022 do Programa Creche para Todas as Crianças, com apoio da Fundação Salvador Arena, com o objetivo de selecionar e reformar 10 creches localizadas na região Nordeste e, assim, melhorar a qualidade do atendimento e ampliar o acesso à educação infantil. 

As inscrições encerraram em março e, desde então, 131 instituições passaram pelo processo de avaliação, composto pela análise documental, análise das propostas e por visitas técnicas. 

Ao todo, 98 creches foram aprovadas na primeira etapa e 62 na segunda, seguindo para a última fase do processo seletivo, que teve o intuito de analisar os espaços a serem reformados e conhecer o trabalho realizado pelas instituições. Após os encontros, a Fundação Abrinq selecionou as 10 unidades que serão contempladas com as reformas. Conheça cada uma: 

Associação Educacional e Cultural Estação Criança

Com sede em Salvador – BA, a Associação Educacional e Cultural Estação Criança atende 160 crianças, entre 2 e 5 anos, e será contemplada com reforma no parque aberto: serão instaladas novas divisórias para abertura de mais uma turma e realizados ajustes no forro, parte elétrica, assim como será instalada tela de proteção, grama sintética ou piso e compra de brinquedos maiores para compor o parque. 

Associação Educacional e Cultural Estação Criança
Associação Educacional e Cultural Estação Criança. 

Com o apoio, a associação ampliará 14 vagas. 

Associação de Pais e Mestres do Parque Florestal e Adjacências 

Localizada em Camaçari – BA, a Associação de Pais e Mestres do Parque Florestal e Adjacências atende 180 crianças, de 2 a 5 anos, e receberá apoio para realizar a adaptação de uma sala multiuso, que atualmente não possui acabamento. Serão realizados serviços no piso, contra piso, forro do telhado, instalação de janelas, portas, guarda corpo, corrimão, parte elétrica, bem como realização de revestimento e pintura das paredes.

Associação de Pais e Mestres do Parque Florestal e Adjacências 
Associação de Pais e Mestres do Parque Florestal e Adjacências.

Centro de Educação Infantil da Ladeira 

O Centro de Educação Infantil da Ladeira, com sede em Itapipoca – CE, atende 306 crianças, entre 2 e 5 anos, e contará com o apoio para adequar a parte externa com a implementação de um parque.

Centro de Educação Infantil da Ladeira 
Centro de Educação Infantil da Ladeira.

Creche Comunitária Nossa Senhora da Boa Viagem Entra a Pulso 

Localizada em Recife – PE, a Creche Comunitária Nossa Senhora da Boa Viagem Entra a Pulso atende 94 crianças, de até 5 anos, e receberá o apoio para construir uma sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado (AEE), com objetivo de proporcionar um atendimento adequado às crianças com deficiência que frequentam o local.

Creche Comunitária Nossa Senhora da Boa Viagem Entra a Pulso 
Creche Comunitária Nossa Senhora da Boa Viagem Entra a Pulso.

Creche Construindo o Saber 

A Creche Construindo o Saber, localizada em Fortaleza – CE, atende 80 crianças, de até 5 anos, e receberá apoio para realizar a manutenção de todo o telhado com o intuito de conter infiltrações e vazamentos por causa das chuvas.  

Creche Construindo o Saber 
Creche Construindo o Saber.

Creche Escola Beneficente Comunitária Tia Deja 

Com sede em Salvador – BA, a Creche Escola Beneficente Comunitária Tia Deja atende 112 crianças, de até 5 anos, e será contemplada com o acabamento de quatro salas, incluindo instalação de pisos, pintura e mobília, bem como finalização dos banheiros.

Creche Escola Beneficente Comunitária Tia Deja 
Creche Escola Beneficente Comunitária Tia Deja.

Com o apoio, a creche estima ampliar 30 vagas. 

Creche Municipal Isaura Fernandes Vieira 

Localizada em Bezerros – PE, a Creche Municipal Isaura Fernandes Vieira atende 109 crianças, entre 2 e 5 anos, e receberá apoio para adequar dois banheiros, implementar um parque na área externa e realizar pintura.

Creche Municipal Isaura Fernandes Vieira 
Creche Municipal Isaura Fernandes Vieira.

Creche Municipal Pequeno Príncipe 

A Creche Municipal Pequeno Príncipe, também localizada em Bezerros – PE, atende 125 crianças, de 2 a 5 anos, e receberá o apoio para adequar dois banheiros das crianças, com adaptação da mobília e instalação de chuveiros, e um banheiro dos funcionários. 

Creche Municipal Pequeno Príncipe 
Creche Municipal Pequeno Príncipe.

Creche Novo Amanhecer

Com sede em Fortaleza – CE, a Creche Novo Amanhecer atende 96 crianças, entre 1 e 3 anos, e receberá adequações no almoxarifado que também funciona como despensa, no telhado e no parque aberto, bem como será contemplada com ventiladores, TV, geladeira e brinquedos para compor o parque no pátio aberto. 

Creche Novo Amanhecer
Creche Novo Amanhecer.

Núcleo de Educação e Desenvolvimento Infantil Crescer Feliz 

Localizado em Caucaia – CE, o Núcleo de Educação e Desenvolvimento Infantil Crescer Feliz atende 178 crianças, de 1 a 5 anos, e receberá apoio para adequar o parque com brinquedos próprios para a faixa etária.

Núcleo de Educação e Desenvolvimento Infantil Crescer Feliz
Núcleo de Educação e Desenvolvimento Infantil Crescer Feliz.

“A primeira infância é uma etapa crucial para o desenvolvimento de todas as crianças, é o momento em que estão adquirindo conhecimentos e desenvolvendo habilidades. Graças ao apoio da Fundação Salvador Arena, conseguiremos reformar estes espaços e proporcionar que mais de 1.400 crianças tenham acesso a um espaço seguro e recursos pedagógicos adequados para o aprendizado”, explica Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

Cada unidade de educação infantil será contemplada com até R$ 20 mil para realizar as reformas em seus espaços físicos. Todo o processo das readequações será divulgado no site e nas redes sociais da Fundação Abrinq. Acompanhe! 

Veja outras notícias sobre Educação: 

Fundação Abrinq garante o direito à Educação de qualidade para Bianca
Com 1 ano, Felipe aguardava uma vaga na creche. Veja como a Fundação Abrinq o ajudou  
 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais