Educação Infantil

Escrito em 05/10/2021
Fundação Abrinq e Instituto Cyrela reformam creches em São Paulo e proporcionam mais segurança e conforto para crianças

É na educação infantil que a criança começa a aprender aspectos importantes como o desenvolvimento físico, psíquico, social, inicia a alfabetização e sua interpretação do mundo. No entanto, ter acesso à educação infantil de qualidade, em especial nos primeiros anos, ainda é um desafio para milhares de crianças no Brasil. Dados do Ministério da Educação apontam que apenas 29,8% das crianças frequentam a creche. 

Escrito em 12/03/2021
Inscrições prorrogadas para seleção e reforma de creches em São Paulo

A Fundação Abrinq prorrogou, até o dia 14 de abril, o prazo para as creches municipais ou financiadas por organizações da sociedade civil se inscreverem no processo seletivo e terem seus espaços reformados.

O edital aberto pela Fundação, em parceria com o Instituto Cyrela, visa ampliar o acesso à educação infantil de qualidade. Para isso, selecionará cinco instituições localizadas em Guaianases, Pirituba e Santo Amaro, em São Paulo, para receberem as reformas.

Escrito em 15/08/2019
Centro de Educação Infantil Paupína: Um apoio que transforma histórias

O Centro de Educação Infantil Paupína, da Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Paupína, localizada em Fortaleza (CE), sofria com a alta demanda de vagas na região. Haviam crianças que estavam há 9 meses aguardando uma oportunidade para terem o direito à educação assegurado.

Escrito em 14/05/2019
Fundação Abrinq ganha Prêmio Baobá

A Fundação Abrinq ganhou, pela primeira vez, o Troféu Baobá, prêmio concedido a contadores de histórias, escritores, editoras, movimentos e fundações, que com suas práticas, desempenhos e ações fortalecem, ampliam e difundem a arte narrativa no Brasil, valorizando a tradição oral, despertando o interesse pelo livro e o gosto pela leitura. A 3ª edição do evento, oferecida pelo Centro Cultural Santo Amaro – equipamento da Secretaria Municipal de Cultura do município de São Paulo – aconteceu no dia 27/04, em São Paulo (SP).

Escrito em 15/09/2017
Das salas de aula para o parque: Sorriso (MT) faz e conta histórias para as crianças

Contar histórias é uma das maneiras mais simples de incentivar o desenvolvimento do imaginário das crianças. Basta tempo, um adulto e uma criança para que juntos eles possam se aventurar por um mundo de sonhos. A Fundação Abrinq qualificou professores e coordenadores da Educação Infantil das cidades de Sorriso e Nova Ubiratã (MT). O projeto, que teve duração de um ano, contou com formações nos temas Contação de Histórias, Musicalização, Educação inclusiva, Relações Étnico-Raciais, entre outros.