Notícias

Fundação Instituto de Administração (FIA) abre cursos sobre ESG com descontos especiais para Empresas Amigas da Criança

22/07/2022
FIA abre cursos sobre ESG para Empresas Amigas da Criança

ESG é a sigla de Environmental, Social and Governance – ou, em português, ambiental, social e governança. Estes três aspectos formam os pilares de uma estratégia que está em alta em diversas empresas do mundo.

Por entender a importância das práticas de ESG, a Fundação Abrinq promoveu a formação Stakeholders e ESG, ministrada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e exclusiva para parte do grupo de Empresas Amigas da Criança. Na formação realizada de março a maio, a FIA apresentou práticas de gestão eficazes no tema para que, assim, as empresas possam adaptar suas ações e atividades às tendências do ESG, promovendo ainda mais a cultura deste conceito no Brasil.

A agenda ESG demanda uma mudança de pensamento e de cultura, um trabalho focado em ações efetivas que reduzam os danos ao meio ambiente e melhoram aspectos sociais e de governança.

Embora a estratégia traga resultados muito positivos, aplicar os pilares ainda é um grande desafio para grande parte das empresas. Já existe o movimento de mudança, mas é preciso um período de adaptação, estudo e troca de conhecimentos.

“As empresas estão cada vez mais conscientes de seu papel na sociedade e tem a percepção clara de que possui um papel no desenvolvimento da comunidade em que estão inseridas, criando programas que levam em consideração a natureza, economia, educação, saúde e outros fatores relevantes que contribuem para uma melhor qualidade de vida daquela população”, relata Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

Por entender a importância das práticas de ESG, a FIA abrirá, no início do segundo semestre, turmas com condições especiais para as Empresas Amigas da Criança. As aulas acontecerão às quartas-feiras, no período noturno. Ao todo, são quatro opções de cursos sobre o tema.

A FIA oferece um desconto de 15% para cada um dos quatro cursos, válido para colaboradores das empresas integrantes do programa da Fundação Abrinq e extensivo a parentes diretos (pais, filhos ou cônjuges).

Veja os detalhes de cada um:

1- Stakeholders e ESG

Este programa é o mais completo e apresenta os principais elementos para que o aluno atue de maneira eficaz neste novo conceito. Stakeholders e ESG são dois dos temas mais relevantes da atualidade. É preciso compreendê-los, tanto para se diferenciar no mercado, como para liderar empresas e negócios que almejam bons resultados nos três parâmetros centrais que envolvem o conceito de ESG: ambiente, sociedade e governança.

Inscrições abertas

Início das aulas: 31 de agosto

Duração: 9 meses

Carga horária: 100 horas

EAD 100% ao vivo

Valor especial com 15% de desconto.

Além do cronograma de aulas convencional, a instituição oferece mais três disciplinas gratuitas, como bonificação, e exclusivas para esta turma:

Aula Bônus 1: ESG ODS 5 – Saúde e bem-estar;

Aula Bônus 2: Direitos Humanos: Empresas e refugiados;

Aula Bônus 3: Crise climática: COP 27 – Impactos sociais e ambientais.

“Preparamos este curso que objetiva uma formação completa em ESG e gestão orientada aos stakeholders. Para a turma, em parceria com a Fundação Abrinq, teremos três sessões especiais sobre importantes temas contemporâneos focados no avanço da agenda 2030. Por meio desta parceria, buscamos também impactar o maior número de pessoas com investimentos acessíveis e facilidade de pagamento”, explica João Mauricio Boaventura, professor e coordenador do curso Stakeholders e ESG da FIA.

2 - Stakeholders e ESG: Fundamentos de ESG

Este programa apresenta e aprofunda os principais elementos da sigla ESG. O curso abordará os principais conceitos para a condução dos desafios e oportunidades sociais, ambientais e de governança para as empresas contemporâneas, como responsabilidade social corporativa, mudanças climáticas, diversidade, inclusão, disrupção digital, ética nos negócios, fatores de governança e análise de risco.

Inscrições abertas

Início das aulas: 31 de agosto

Duração: 2 meses

Carga horária: 28 horas

EAD 100% ao vivo

Valor especial com 15% de desconto

3 - Stakeholders e ESG: Fundamentos de ESG e Gestão Estratégica de Stakeholders

Neste curso são apresentados cada um dos elementos da sigla ESG e os principais conceitos para a condução dos desafios e oportunidades sociais, ambientais e de governança. Além disso, o aluno será capaz de compreender os pilares do capitalismo de stakeholders e entender os conceitos sobre como gerar valor de forma colaborativa entre tais públicos.

Inscrições abertas

Início das aulas: 31 de agosto

Duração: 4 meses

Carga horária: 48 horas

EAD 100% ao vivo

Valor especial com 15% de desconto.

4 - Stakeholders e ESG: Gestão Estratégica, Sell e Buy Side

Desenvolvido para quem já possui conhecimentos básicos em ESG, neste curso, o aluno compreenderá o panorama econômico do ESG, será capaz de desenvolver as melhores práticas para se relacionar com investidores, noções dos principais relatórios e indicadores atualmente existentes, estruturar as carteiras de investimentos integrando ESG e mensurar os riscos socioambientais praticados.

Inscrições abertas

Início das aulas: 16 de novembro

Duração: 6 meses

Carga horária: 72 horas

EAD 100% ao vivo

Valor especial com 15% de desconto.

As vagas são limitadas a 25 alunos. Para garantir o desconto, é preciso entrar em contato com a equipe pedagógica do curso Stakeholders e ESG no e-mail lilianm@fia.com.br ou no WhatsApp (11) 98466-7737.

Conheça mais sobre o programa e seja uma Empresa Amiga da Criança. Faça parte aqui.

Confira notícias semelhantes a esta:

Fundação Abrinq promove formação em ESG para Empresas Amigas da Criança

ESG: entenda o conceito que está em alta no meio corporativo

O papel das pessoas e das empresas na responsabilidade social

Tags

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais