O mês de setembro que dá visibilidade à prevenção do suicídio também abre a oportunidade para reforçar que o cuidado emocional deve estar presente em todas as fases da vida, mas é na infância que ele se torna um investimento para o futuro. É nesse começo de vida que se formam as bases emocionais que acompanharão cada criança até a fase adulta.
saúde mental infância


Cuidar da saúde mental das crianças durante o retorno às aulas, dentro e fora da sala de aula, é fundamental para promover um ambiente escolar positivo e apoiar o desenvolvimento emocional saudável.
Durante as férias, a rotina das crianças, muitas vezes, passa por mudanças significativas, caracterizadas por uma flexibilidade maior nos horários, ausência de compromissos acadêmicos e maior ênfase em atividades de lazer. Essa alteração pode impactar o retorno às aulas, uma vez que a transição para a rotina escolar pode ser desafiadora.

Todas as pessoas podem apresentar problemas psicológicos, emocionais e comportamentais em alguma fase da vida. Porém, a infância e adolescência são períodos cruciais para que os indivíduos desenvolvam uma boa saúde mental. Crianças e jovens com condições de saúde mental, quando não tratados, podem perder momentos preciosos de suas vidas.