Notícias

Fundação Abrinq reforma creches no estado do Rio de Janeiro

14/02/2020
Fundação Abrinq reforma creches no estado do Rio de Janeiro

Mais vidas foram transformadas na cidade de Resende (RJ) e do Rio de Janeiro (RJ). Em fevereiro, a Fundação Abrinq inaugurou as reformas das creches municipais Casa da Amizade e Dente de Leite, possibilitando conforto, estrutura adequada e educação qualificada para centenas de meninas e meninos. As reformas, iniciadas em 2019, promoveram melhorias e ampliações para as unidades. 

Na unidade do Rio de Janeiro (RJ), Creche Municipal Dente de Leite, houve a colocação de piso em duas salas de aula, a troca do piso em um solário e as pinturas da fachada e de parte do parque externo, proporcionando um ambiente mais adequado às brincadeiras e atividades lúdicas para as crianças. Durante a inauguração do espaço, as crianças colocaram em prática o projeto Fantasia de Papel na Festa do Céu e participaram de atividades como contação de histórias e brincadeiras.

“A Fundação Abrinq foi muito importante e ressignificou o nosso trabalho nas práticas pedagógicas, tanto na questão da reforma, como da formação, que foi excelente. A partir da formação realizada pelo programa, conseguimos revitalizar e organizar uma sala com acervos de livros. A comunidade toda ficou muito feliz, porque era uma coisa que realmente estávamos precisando. Vimos da nossa necessidade, uma oportunidade de melhorar os espaços, trazendo algo melhor para os nossos alunos”, afirma Aline da Silva Gomes, diretora geral da Creche Dente de Leite. 

Na Creche Casa da Amizade, em Resende (RJ), em uma das salas foi feita a troca do piso, a colocação de azulejos, a pintura das paredes, a modificação da parte elétrica, a recuperação da porta de entrada e das janelas, a instalação de forro e a pintura da parede exterior. Em outro ambiente da creche, foi realizada a troca de azulejo das paredes do banheiro situado na sala de aula, o conserto do balcão lavatório-banheira, instalação elétrica, a inclusão de um lavatório-banheira embutido e a pintura das paredes.

“O resultado foi muito positivo. Fomos beneficiados com um material pedagógico rico e espaços mais saudáveis e aconchegantes tanto para as crianças, quanto para os profissionais que trabalham aqui. Foram melhorias que vieram para nos beneficiar e as crianças e os pais adoraram. Afinal, quem não gosta de coisa nova, né? Os livros também tiveram um impacto muito grande no nosso dia a dia”, comenta Maria Adélia, coordenadora da Creche Casa da Amizade de Resende. 

Os eventos de inauguração dos espaços contaram com a presença de profissionais das unidades, membros das Secretarias Municipais de Educação, crianças, familiares e a comunidade escolar. Além das reformas, as duas creches receberam acervos de livros pedagógicos, kits de jogos/brinquedos e formações para os profissionais da Educação.

Para realizar as ações, a Fundação teve o apoio das Secretarias Municipais de Educação, da Brandili e do Instituto Cyrela. Ao todo, 118 crianças foram beneficiadas com as reformas e aberturas de 10 novas vagas na Creche Casa da Amizade e 205 crianças na Creche Municipal Dente de Leite. 

A seguir, confira fotos do antes e depois de alguns dos espaços reformados:

Fachada da Creche Municipal Dente de Leite:

Fachada

Banheiro da Creche Casa da Amizade:

banheiro

Solário da Creche Municipal Dente de Leite:

solario

Escovódromo da Creche Casa da Amizade:

escovodromo

Sala de aula da Creche Casa da Amizade: 

sala

 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais