Durante este mês, a campanha Abril Azul chama a atenção da sociedade para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), reforçando a importância da conscientização, da inclusão e do respeito às diferenças. Segundo um estudo recente, a desinformação sobre autismo cresceu 15.000% nos últimos cinco anos nos países da América Latina e do Caribe.
Autismo

A Creche Comunitária Leonardo Fernandes Franco, localizada em Santa Luzia (MG), sofria com a alta demanda por vagas na região. Mais de 70 crianças chegaram a ficar na fila de espera para terem acesso à Educação Infantil.
Entretanto, ao ser conveniada pela Fundação Abrinq, a instituição conseguiu contratar mais dois profissionais, 1 professor e 1 auxiliar de desenvolvimento, que possibilitaram a criação de uma nova turma para crianças de 2 anos. Ao todo, foram abertas 20 novas vagas.

Sara* foi diagnosticada com autismo. Com 2 anos, ela não conseguia identificar o seu próprio nome, comer sozinha ou sentar. Em uma das consultas ao médico, Ana*, mãe de Sara, foi informada que a filha teria dificuldades para andar e que seria muito difícil para a idade. Foi orientada a colocar Sara em uma creche, para que assim pudesse estimular o desenvolvimento da pequena.