Mais de 850 prefeitas e prefeitos brasileiros já formalizaram a adesão ao Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança, promovido pela Fundação Abrinq. A iniciativa apoia as gestões municipais no fortalecimento de políticas públicas voltadas à infância e à adolescência. O crescimento das adesões é resultado do compromisso dos gestores locais com a promoção de direitos e a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes em suas regiões.
Prefeitos


Mais de 700 prefeitas e prefeitos já tomaram uma decisão muito importante: colocar a infância e a adolescência como prioridade em suas gestões. O Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança, promovido pela Fundação Abrinq, segue crescendo e mobilizando lideranças comprometidas com a transformação social.

O compromisso com a infância e a adolescência tem mobilizado gestores municipais de todo o Brasil. Até o momento, mais de 500 prefeitas e prefeitos das cinco regiões do país já aderiram ao Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança, promovido pela Fundação Abrinq.
Se você, prefeita ou prefeito, ainda não aderiu, não perca mais tempo! Clique aqui e realize sua adesão.

A Fundação Abrinq, organização apartidária e sem fins lucrativos que atua desde 1990 pelos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil, após análise de dados obtidos internamente e de dados públicos divulgados pelo Governo Federal, constatou que os municípios cujos prefeitos participaram do Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança tiveram resultados melhores em suas gestões.

A Fundação Abrinq anunciará, no dia 12 de junho, os 100 gestores municipais que receberão o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, referente à gestão 2021-2024. O evento ocorrerá na cidade de Brasília.
A premiação faz parte das atividades do Programa Prefeito Amigo da Criança, que foi criado em 1996, e é pioneiro em mobilizar gestores municipais em todo o país. Desde sua criação, mais de 10 mil gestores foram engajados, resultando no reconhecimento de 698 prefeitos de 459 municípios.

A Constituição Federal, em seu Artigo 227, estabelece a proteção prioritária às crianças e aos adolescentes, considerando seus direitos como prioridade absoluta. Além disso, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu Artigo 3º, defende a proteção integral desses grupos, garantindo-lhes todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana.

As inscrições para a 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (2021-2024), da Fundação Abrinq, encerraram no final de agosto e, ao todo, 1.375 gestores municipais de todo o Brasil aderiram à iniciativa e se comprometeram a assumir a infância e adolescência como prioridade durante seus mandatos, o que representa 24,68% dos municípios brasileiros.