Notícias

Mais qualidade, espaço e infraestrutura para creches do Brasil

18/12/2019
Mais qualidade, espaço e infraestrutura para creches do Brasil

Em 2019, a Fundação Abrinq proporcionou mais qualidade e infraestrutura para creches e unidades de ensino do Brasil. Como resultado de suas ações em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, em setembro, o programa Creche para Todas as Crianças reformou a EMEI Tilma Fernandes Veiga e CEMEI Parteira Valódia Serra, em Corumbá (MS). 

O evento de inauguração dos novos espaços, um solário e uma brinquedoteca, contou com a participação das crianças, suas famílias, educadores e gestores da unidade, além do Secretário Municipal de Educação, Genilson Canavarro do Abreu, do diretor da unidade, Jonathan Gonçalves dos Santos, e do representante da Câmara Municipal, Manoel Rodrigues. 

“Essa obra foi muito importante para oportunizar às crianças matriculadas experiências que contribuirão para que, desde muito pequenas, desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca. Esses espaços também favorecerem a vivência do lúdico, possibilitam a convivência com outras crianças, em um espaço estruturado, pois permitem a produção, manifestação e apreciação artística, de modo a favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças”, destaca Sandra Laura de Campos Santiago Garcia, assessora técnica da Secretaria Municipal de Educação de Corumbá (MS).

A instalação da brinquedoteca busca proporcionar o brincar com qualidade para as crianças que frequentam a unidade. Já o solário é um espaço pensado para que os pequenos tenham o contato direto com o sol, em horários específicos e adequados do dia. Esse momento é importante para ativação da vitamina D, indispensável ao desenvolvimento ósseo, além de ser um ambiente estimulante do brincar com movimento livre e mais amplo.“As obras concretizam um sonho da comunidade”, afirma o diretor da EMEI Tilma Fernandes da Veiga e CEMEI Parteira Valódia Serra, Jonathan Gonçalves dos Santos. 

Além da reforma, a unidade também recebeu um kit de livros, jogos e brinquedos, que visam contribuir para as práticas pedagógicas com as crianças. Com o apoio do Instituto Cyrela e da Brandili, outras duas unidades de Educação Infantil foram beneficiadas este ano, nos municípios de Resende (RJ) e Cuiabá (MT), com formação para os profissionais, doação de kits de livros, jogos, brinquedos e investimento em reformas. Os processos já se encontram em andamento e as inaugurações estão previstas para 2020. 

O programa institucional da Fundação beneficiou 568 crianças com a abertura de 20 novas vagas, reformas e formações para os profissionais de Educação. 

A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA 

Com o patrocínio do Instituto Cyrela, em novembro, o CEI Maria José de Souza, localizado no bairro do Jardim Carombé, em São Paulo (SP), também ganhou novos espaços. O evento de inauguração contou com a apresentação dos espaços reformados, exposições de atividades em uma Mostra Cultural, brincadeiras e uma confraternização com a comunidade escolar.

“A reforma da brinquedoteca revitalizou e ressignificou o espaço, proporcionando o planejamento de atividades diversificadas de maneira simultânea com crianças da mesma turma ou integrando turmas diferentes”, revela Marcela Adriana Salimbeni, coordenadora pedagógica do CEI Maria Jose de Souza.

Espaço novo para as crianças

Apesar das melhorias proporcionadas na infraestrutura da unidade, o CEI Maria José de Souza recebeu também um acervo de livros, jogos e brinquedos com o intuito de qualificar as práticas pedagógicas realizadas com as crianças. Além disso, uma unidade de Educação Infantil do município do Rio de Janeiro (RJ) recebeu formação para os profissionais, doação de acervo de livros, jogos e brinquedos e investimento em reformas. O processo já se encontra em andamento e a inauguração está prevista para 2020. 

Ao todo, 3.643 crianças foram beneficiadas com as ações patrocinadas pelo Instituto Cyrela. 

NÃO PARA POR AÍ 

Para ajudar a contribuir com a ampliação do acesso às creches e a melhoria da qualidade do atendimento nos espaços da Educação Infantil, a Fundação Abrinq teve o apoio e a colaboração da Embaixada da Irlanda e Embaixada da República Tcheca.

Em Roraima, a Embaixada da República Tcheca contribuiu com a efetivação do direito à Educação Infantil, a partir da qualificação dos professores de cinco creches na capital Boa Vista (RR). A Embaixada da Irlanda beneficiou crianças brasileiras e venezuelanas, a partir da ampliação de vagas em creche e da qualificação dos educadores de uma creche no município de Pacaraima (RR). 

Como resultado de todas as ações em creches, em 2019, mais de 5,5 mil crianças foram beneficiadas pela Fundação Abrinq, seus patrocinadores, parceiros e apoiadores. A meta para o próximo ano é realizar e beneficiar muito mais espaços e vidas. 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais