Vacinação Infantil: um pacto coletivo pela saúde de todos

Submitted by bruno.viotti on 19/04/2024

COVID-19, dengue, poliomielite. Não são poucas as doenças que reforçam a importância da vacinação, principalmente a infantil, que continua sendo um pilar fundamental na defesa da saúde pública. Embora estas sejam doenças bem conhecidas no dia a dia da população, não é possível subestimar a necessidade da imunização contra doenças que, embora pareçam distantes, ainda representam uma grande ameaça para todos.

Um novo futuro: conheça a trajetória de Maicon

Submitted by bruno.viotti on 17/04/2024

Morador da comunidade Levanta Saia, situada na zona sul de São Paulo - SP, Maicon* tinha, em 2023, 17 anos de idade. Enfrentava alguns problemas como a timidez excessiva e a ausência do pai desde os seus 4 anos, o que colocou sua mãe em uma batalha constante para garantir o melhor para ele e sua irmã mais nova. Mas Maicon sabia que, para ter um futuro melhor, precisava se desenvolver. Por isso, estudava Marketing Digital, por conta própria, em seu tempo livre, sem abrir mão da escola.

Veja os números da violência sexual infantil no Brasil

Submitted by bruno.baraviera on 15/04/2024

A violência sexual infantil é um problema preocupante: suas consequências para a vítima são profundas, com efeitos que atrapalham o pleno desenvolvimento das crianças e dos adolescentes e podem se estender durante toda uma vida. Apesar da gravidade da situação, os casos no Brasil infelizmente continuam com números que aumentam ano após ano.

Saiba qual é a situação das creches no Brasil

Submitted by bruno.baraviera on 12/04/2024

Que as creches são de fundamental importância para o desenvolvimento pleno das crianças é um fato. Apesar disso, a situação das unidades de educação infantil no País não é das melhores, conforme pode ser verificado pelos dados públicos divulgados no Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2024, publicação lançada em março pela Fundação Abrinq.

Tags

Desaparecimento de crianças: quais cuidados tomar

Submitted by bruno.baraviera on 08/04/2024

Já imaginou se algum conhecido seu simplesmente desaparecesse de uma hora para a outra? Só de pensar é desesperador, mas infelizmente esse é o drama de muitas pessoas no Brasil e no mundo, que sequer podem ter certeza se seus entes queridos estão vivos. A situação piora quando as vítimas do desaparecimento são crianças, que podem se perder facilmente sem supervisão ou até mesmo serem sequestradas para fins nefastos.

Fundação Abrinq marca presença na 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Submitted by june.marques on 03/04/2024

Entre os dias 02 e 04 de abril, acontece a 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CNDCA) em Brasília – DF, que nesta edição tem como tema central a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade

Dada a importância do evento para a causa da infância e adolescência, o Synésio Batista da Costa, presidente da Fundação Abrinq, está participando de toda a ação. 

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: o que é e como identificar

Submitted by bruno.baraviera on 02/04/2024

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um tema que desperta cada vez mais atenção e preocupação entre pais, educadores e profissionais da Saúde. Isso porque o transtorno é reconhecido como um desafio na infância, afetando não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também a vida social e emocional das crianças.

Futuro profissional dos adolescentes: como se preparar?

Submitted by bruno.viotti on 01/04/2024

O Futuro profissional é um assunto que ocupa um grande espaço nos pensamentos dos adolescentes atualmente. Com a rápida evolução tecnológica e as mudanças constantes no mercado de trabalho, eles precisam desenvolver uma capacidade de adaptação e aquisição de habilidades relevantes para a profissão que querem seguir, o que é fundamental para garantir o sucesso em um cenário profissional em constante transformação.

Disque 100: entenda como funciona o canal de denúncia

Submitted by bruno.baraviera on 28/03/2024

No Brasil, a proteção e a promoção dos direitos humanos têm sido uma preocupação constante. Em um país de vasta extensão territorial e diversidade étnica, cultural e social, a garantia desses direitos é um desafio que requer a participação ativa de toda a sociedade. Nesse contexto, o Disque 100 surge como um instrumento essencial na luta contra as violações de direitos humanos em todas as suas formas.

Tags