Mortalidade infantil ainda é um desafio no Brasil

Submitted by bruno.baraviera on 30/04/2025

Apesar dos avanços conquistados nas últimas décadas, o Brasil ainda enfrenta desafios importantes no enfrentamento à mortalidade infantil. Dados recentes do Ministério da Saúde, compilados pela Fundação Abrinq por meio do Observatório da Criança e do Adolescente, revelam que, em 2023, a taxa de mortalidade infantil foi de 12,6 óbitos de crianças menores de 1 ano para cada mil nascidas vivas. 

Violência contra crianças e adolescentes segue em níveis preocupantes no Brasil

Submitted by bruno.viotti on 29/04/2025

O Brasil ainda enfrenta um cenário alarmante de violência letal que atinge milhares de crianças e adolescentes todos os anos. De acordo com os dados mais recentes do Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2025, elaborados a partir do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), mais de 45,7 mil mortes por homicídio foram notificadas no país em 2023. Destas, 5.277 vítimas tinham entre 0 e 19 anos de idade — ou seja, uma média de 14 crianças e adolescentes mortos por dia.

Tags

Mais de 5 milhões de crianças e adolescentes vivem em favelas e comunidades urbanas no Brasil

Submitted by bruno.baraviera on 24/04/2025

A edição do Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2025, divulgada pela Fundação Abrinq, revela que 31,5% da população residente em favelas e comunidades urbanas no país é composta por crianças e adolescentes com até 19 anos. Em números absolutos, isso representa 5,1 milhões de meninas e meninos vivendo nessas áreas, segundo dados do Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Dia Mundial do Livro: Fundação Abrinq realiza doações para incentivar a leitura entre crianças e adolescentes

Submitted by bruno.baraviera on 23/04/2025

Celebrado hoje, 23 de abril, o Dia Mundial do Livro reforça a importância da leitura como instrumento de desenvolvimento, imaginação, aprendizado e construção de conhecimento. Para crianças e adolescentes, especialmente, o acesso a livros é essencial para estimular o gosto pela leitura desde cedo, apoiar o processo de alfabetização e ampliar horizontes. 

Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança consolida presença em todas as regiões do Brasil

Submitted by bruno.viotti on 14/04/2025

Mais de 850 prefeitas e prefeitos brasileiros já formalizaram a adesão ao Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança, promovido pela Fundação Abrinq. A iniciativa apoia as gestões municipais no fortalecimento de políticas públicas voltadas à infância e à adolescência. O crescimento das adesões é resultado do compromisso dos gestores locais com a promoção de direitos e a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes em suas regiões.

Tags

Fundação Abrinq lança Caderno Legislativo da Criança e do Adolescente 2025

Submitted by bruno.viotti on 14/04/2025

A Fundação Abrinq acaba de lançar a edição de 2025 do Caderno Legislativo da Criança e do Adolescente, uma publicação que reúne proposições legislativas em tramitação no Congresso Nacional com impacto direto na vida de meninas e meninos em todo o país.

Clique aqui e faça o download da publicação

Violência sexual contra crianças e adolescentes: dados alarmantes e a atuação da Fundação Abrinq

Submitted by bruno.baraviera on 11/04/2025

No Brasil, milhares de crianças e adolescentes têm seus direitos violados diariamente em situações de violência sexual. O cenário é grave, preocupante e exige atenção, informação e ação. Segundo dados do Ministério da Saúde, somente em 2023 foram registradas 57.698 notificações de violência sexual contra pessoas de até 19 anos de idade no país — o que equivale a uma média de 158 casos por dia. 

Fome na infância: dados mostram desafios no Brasil

Submitted by bruno.viotti on 10/04/2025

O cenário da fome no Brasil continua sendo um dos principais obstáculos para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. De acordo com a publicação Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2025, produzida pela Fundação Abrinq, a pobreza e a insegurança alimentar ainda afetam milhões de meninos e meninas, especialmente nos primeiros anos de vida.

Tags